Notícias Nissan anuncia gigafábrica em Inglaterra e um novo crossover elétrico

Indústria

Nissan anuncia gigafábrica em Inglaterra e um novo crossover elétrico

Nissan quer colocar Sunderland no centro da produção de baterias e veículos elétricos na Europa. Acaba de anunciar um investimento de 1,17 mil milhões de euros na cidade.

Envision-AESC

A Nissan acaba de anunciar a construção de uma gigafábrica em Sunderland, no Reino Unido, num investimento conjunto com a Envision AESC que ronda os 1,17 mil milhões de euros e que está inserido no projeto EV36Zero.

Centrado em torno da fábrica da Nissan naquela cidade do Reino Unido, o projeto EV36Zero vai criar 6200 novos postos de trabalho e será fundamental para dar um importante impulso no objetivo da Nissan de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

O Nissan EV36Zero assenta em três iniciativas interligadas: a primeira é a construção desta gigafábrica, com uma capacidade de produção inicial de 9 GWh; a segunda é a criação de uma rede de abastecimento de energia 100% renovável na cidade de Sunderland, com base em energia eólica e solar; por fim, a terceira é a produção de um novo crossover elétrico no Reino Unido.

A NÃO PERDER: Nova geração do Nissan Qashqai já tem preços para Portugal
Nissan Sunderland
Unidade de produção da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.

Gigafábrica pode chegar aos 35 GWh

A Envision AESC já conta com a primeira fábrica de baterias da Europa em Sunderland, criada em 2012, e produz as baterias para o Nissan LEAF. Agora, junta-se à Nissan para a criação da primeira gigafábrica no Reino Unido, adjacente à fábrica da marca nipónica em Sunderland.

O investimento inicial é de aproximadamente 1,17 mil milhões de euros — os chineses da Envision AESC “avançam” com 524 milhões de euros de imediato — e a capacidade de produção de 9 GWh. Contudo, existe potencial para um investimento de mais 2,10 mil milhões de euros por parte da Envision AESC, o que permitiria chegar aos 35 GWH.

A missão do Envision Group é ser o parceiro de tecnologia para empresas, governos e cidades globais. Estamos, portanto, muito satisfeitos por fazer parte do EV36Zero com a Nissan e a Câmara Municipal de Sunderland. Como parte disso, a Envision AESC investirá 524 milhões de euros numa nova gigafábrica em Sunderland.

Lei Zhang, fundador e CEO do Envision Group

A nova gigafábrica vai criar, numa primeira fase, 750 novos empregos e salvaguardará os empregos de 300 funcionários atuais. No futuro pode criar mais 4500 novos postos de trabalho.

Nissan Juke
Novo Nissan Juke é produzido em Sunderland. Matthew Walker

Ecossistema “zero emissões”

Com o objetivo de tornar Sunderland num hub de veículos elétricos, a Nissan anunciou ainda um projeto em parceria com o município da cidade para a criação de uma rede de energia 100% renovável que irá “poupar” 55 000 toneladas de carbono todos os anos.

LEIAM TAMBÉM: Nissan assinala 50 anos da vitória do 240Z no Rali Safari com Juke muito especial

Com a capacidade de integrar parques eólicos e solares já existentes, este projeto visa a criação de uma linha direta com a fábrica da Nissan, para que a energia usada seja totalmente “limpa”.

Com um investimento inicial de 93 milhões de euros, este projeto inclui também planos para a criação de um sistema de armazenamento de energia usando baterias usadas de elétricos da Nissan, o que permitirá dar-lhes uma “segunda vida”.

Este projeto vem como parte dos esforços pioneiros da Nissan para alcançar a neutralidade de carbono durante todo o ciclo de vida dos nossos produtos. A nossa abordagem abrangente inclui não apenas o desenvolvimento e a produção de VEs, mas também o uso de baterias como armazenamento de energia e sua reutilização para fins secundários.

Makoto Uchida, presidente e diretor executivo da Nissan

Um novo crossover elétrico

A Nissan terminou este anúncio, feito em direto a partir da sua fábrica em Sunderland, com a confirmação de que vai lançar um novo crossover elétrico que será construído no Reino Unido.

A marca japonesa não adiantou muitos detalhes acerca deste novo modelo, mas confirmou que será construído sobre a plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

crossover elétrico Nissan
Será assim o novo crossover elétrico da Nissan.

Apesar deste novo crossover partilhar a plataforma com o Ariya (o primeiro SUV totalmente elétrico da Nissan) e deverá situar-se abaixo deste modelo na gama de elétricos da Nissan.

A NÃO PERDER: Só tem 10 km. Nissan Skyline GT-R R34 V-Spec II Nür pode ser o mais caro de sempre

Nissan e Reino Unido: um “casamento” com 35 anos

Faz este mês precisamente 35 anos que a Nissan iniciou a produção em Sunderland. Desde então, a unidade de produção da marca em Sunderland tornou-se na maior fábrica automóvel do Reino Unido, apoiando a criação de 46 000 postos de trabalho.

O anúncio da Nissan de construir o seu veículo totalmente elétrico de nova geração em Sunderland, juntamente com uma nova gigafábrica da Envision AESC, é um grande voto de confiança no Reino Unido e nos nossos trabalhadores altamente qualificados no Nordeste. Com base em mais de 30 anos de história na área, este é um momento crucial na nossa revolução de veículos elétricos e garante o seu futuro nas próximas décadas.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido