Notícias Renault Kangoo e Opel Mokka postos à prova pelo Euro NCAP

Segurança

Renault Kangoo e Opel Mokka postos à prova pelo Euro NCAP

Na mais recente ronda de testes do Euro NCAP, foram colocados à prova os novos Renault Kangoo e Opel Mokka. Como se comportaram?

Euro NCAP Opel Mokka

A Euro NCAP publicou os resultados dos testes de segurança de mais dois veículos: o Renault Kangoo e o Opel Mokka. Ambos nomes conhecidos e ambos a terem recebido este ano gerações 100% novas.

O programa aproveitou ainda a ocasião para atribuir avaliações aos Mercedes-Benz GLA e EQA, com base nas cinco estrelas obtidas pelo Classe B em 2019, e do qual derivam tecnicamente, assim como ao CUPRA Leon, que recebeu as mesmas cinco estrelas do seu “irmão gémeo” SEAT Leon, testado em 2020.

Em relação aos dois novos modelos efetivamente testados, tanto o Renault Kangoo como o Opel Mokka alcançaram quatro estrelas.

VEJAM TAMBÉM: Volvo Cars prepara futuro com foco na eletrificação, conetividade e segurança
Euro NCAP Renault Kangoo

Renault Kangoo

No caso do Renault Kangoo, a sua pontuação ficou imediatamente abaixo da necessária para ganhar a quinta estrela, consequência do resultado menos bom conseguido em alguns dos testes de impacto lateral.

A deslocação do manequim de teste na direção oposta do veículo em caso de impacto no lado mais afastado deste revelou uma performance medíocre. E também perdeu pontos por não trazer nenhum equipamento, nomeadamente, o airbag central, que evita o contacto entre os dois passageiros dianteiros num embate lateral.

No capítulo da segurança ativa, o novo Renault Kangoo vem bem “artilhado”, trazendo sistemas de travagem de emergência autónomos capazes de detetar não só automóveis, como peões e ciclistas, que funcionaram corretamente durante os testes de prevenção de colisões.

Opel Mokka

É precisamente na segurança ativa que o novo Opel Mokka deixa a desejar, justificando a sua classificação de quatro estrelas. Apesar de vir equipado com sistema de travagem autónoma de emergência, este, no entanto, não é capaz de detetar ciclistas. Não ajuda que nos testes de colisão não tenha, também, um airbag central.

A Euro NCAP refere que em qualquer uma das quatro áreas de avaliação, o novo Opel Mokka não alcança as cinco estrelas em nenhuma delas, incluindo a da proteção de crianças. As quatro estrelas finais estão em linha com outros modelos da Stellantis assentes sobre a mesma plataforma CMP, como o Citroën C4 e ë-C4 testados o mês passado.

"Dois carros de quatro estrelas, mas vindo de diferentes direções. Com o Kangoo, a Renault lançou um sucessor respeitável que comporta-se bem no geral, faltando apenas um airbag central no que concerne a equipamentos de proteção de ponta. A Stellantis parece aceitar uma menor performance no geral, com o novo Mokka a ter em falta alguns sistemas de segurança críticos que são cada vez mais comuns hoje. A nova geração não tem claramente a ambição do antecessor, que foi o vice-campeão na categoria "Melhor da Classe nos Pequenos Familiares" em 2012".

Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP