Notícias Conduzir aos 10 anos? Cursos de condução no Reino Unido permitem-no

Dia da Criança

Conduzir aos 10 anos? Cursos de condução no Reino Unido permitem-no

Para qualquer jovem petrolhead o maior objetivo é conduzir o mais cedo possível. No Reino Unido a Track Days UK permite fazê-lo a partir dos 10 anos.

Track Days Uk
Track Days

A espera para poder tirar a carta e conduzir é, provavelmente, uma das mais longas (e difíceis de superar) para os jovens petrolhead. Afinal de contas, por muitos vídeos que se vejam ou sites e revistas que se leiam nada supera a sensação de se estar a conduzir um automóvel.

Ciente disso mesmo, a Track Days UK lançou “mãos à obra” e criou um conjunto de cursos de condução para jovens entre os 10 e os 17 anos. O objetivo por trás destas formações passa por explicar os “fundamentos da condução” antes destes poderem sequer tirar a carta de condução. Desta forma, estas aulas ensinam os jovens aspirantes a condutores a acelerar, travar, virar, mudar de relação de caixa e até a fazer o temido “ponto de embraiagem”.

Realizados em circuitos (como seria de esperar), estes cursos são “feitos à medida”. Ou seja, se o jovem petrolhead já tiver conduzido à socapa o carro do pai (ou tiver experiência nos kart, por exemplo) e já dominar os princípios básicos da condução o curso terá em conta essa experiência para lhe fornecer novos conhecimentos.

A NÃO PERDER: Ford cria carrinho de compras à prova de… crianças
Track Days Uk
Uma criança a conduzir um Volvo FH16 600? É possível no Reino Unido, mas só em pista. Track Days

Experiências para miúdos à altura de graúdos

Explicados que estão os cursos, o carro de “instrução” também está longe de ser o habitual utilitário com motor Diesel. Nas formações mais “básicas” (com 30 minutos ou uma hora) uma das máquinas usadas pelos jovens condutores é, nada mais nada menos, que um Ford Fiesta ST (da anterior geração) equipado com jantes de 17”, bancos Recaro e um 1.6 l Ecoboost com 187 cv!

Mas há mais. Para os mais afoitos (e com maior disponibilidade financeira), a Track Days UK propõe pacotes onde jovens desde os 11 anos podem experimentar conduzir supercarros como o Lamborghini Gallardo, Audi R8, Aston Martin V8 Vantage ou Nissan GTR.

Além disto, os aspirantes a condutores podem ainda experimentar conduzir um camião (um Volvo FH16 600), uma pick-up norte-americana de rodado duplo, enfrentar percursos todo o terreno ao volante de um Land Rover Defender ou de uma Mercedes-Benz Classe X ou serem conduzidos por um piloto profissional a bordo de supercarros ou muscle cars.

Track Days UK
Como é que estas crianças não haviam, de estar felizes? Afinal de contas acabaram de conduzir um Ford Fiesta ST. Track Days

Acerca destes cursos, Dan Jones, gestor de operações da Track Days UK afirmou: “A confiança e a experiência são essenciais para aprender a conduzir. Além de educativas, estas experiências de condução são também muito divertidas e proporcionam uma atividade alternativa para os jovens se divertirem”.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai Bayon?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai Bayon. O SUV mais pequeno da Hyundai já chegou a Portugal