Notícias A Califórnia não vai ter o 911 GT3 manual e não é por culpa das emissões

Supercarros

A Califórnia não vai ter o 911 GT3 manual e não é por culpa das emissões

Depois das emissões, o ruído começa a impedir a entrada de alguns modelos na Califórnia. A mais recente "vítima" foi o Porsche 911 GT3 com caixa manual.

Porsche 911 GT3

Não é só na Europa que as leis antirruído têm vindo a “apertar”. No estado norte-americano da Califórnia estas fizeram com que o Porsche 911 GT3 com caixa manual não possa ser por lá vendido.

A decisão afeta os 911 GT3 e 911 GT3 Touring e deve-se ao facto de a variante com caixa manual do desportivo alemão não cumprir a norma de medição de ruído SAE J1470. Ou seja… é demasiado “barulhento”.

Criado em 1992, este teste nasceu numa era em que a maioria dos carros tinha caixas de velocidades com apenas cinco ou até quatro relações. O mais curioso é que já existe outro teste (o J2805), criado em 2020, que o 911 GT3 com caixa manual consegue passar, contudo, esse novo teste ainda não foi implementado na Califórnia.

A NÃO PERDER: Porsche 911 GT1 Straßenversion. O guia do utilizador para não estragar nada
Porsche 911 GT3 992
Na Califórnia os 911 GT3 com caixa manual só poderão andar… nos circuitos.

Como funciona o teste?

Apesar de o documento que o regulamenta ser extremamente detalhado, o teste SAE J1470 resume-se de uma forma bastante simples: o modelo a ser aprovado tem de passar (em aceleração) junto a um microfone que vai registar o nível de ruído que este emite em decibéis (dB).

O objetivo deste teste é medir “o nível de ruído mais alto compatível com a condução urbana”. Os métodos de teste variam consoante o tipo de veículo, a sua massa, potência e tipo de caixa.

Geralmente, o teste implica acelerar a fundo a partir dos 50 km/h até o motor atingir o seu regime máximo. No caso dos modelos com transmissão manual o teste é feito em segunda ou terceira velocidade, sendo que, no caso do 911 GT3 é feito em terceira.

Porsche-911-GT3-Touring
LEIAM TAMBÉM: Velho vs Novo: Porsche 911 Turbo S (991) contra 911 Turbo S (992)

A caixa PDK passa e a manual não, porquê?

Enquanto no caso dos modelos com caixa manual a aceleração tem de ser feita a fundo, em terceira, até atingir o redline, no caso dos modelos com transmissão automática, apesar da recomendação de acelerar a fundo ser a mesma, não pode, no entanto, fazer com que a caixa reduza uma relação.

Acelerar a fundo no 911 GT3 com a caixa PDK poderia provocar várias reduções (em primeira, é capaz de atingir praticamente 80 km/h), por isso este nunca efetua o teste com o acelerador a fundo e assim passa-o sem dificuldade, até porque o teste termina antes do motor atingir o regime máximo, precisamente o ponto que faz com que o 911 GT3 manual “chumbe”.

Porsche-911-GT3-Touring
Nem o mais “domesticado” 911 GT3 se “safa” das exigentes normas californianas.

Quanto aos californianos que já tinham encomendado o Porsche 911 GT3 com caixa manual, a Porsche informou que serão contactados pelos respetivos concessionários para que lhes seja explicada a situação e para que possam, caso o queiram fazer, optar pela variante com caixa PDK.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Porsche Carrera GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche Carrera GT: o último dos analógicos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porsche Carrera GT: o último dos analógicos