Notícias Homenagem ao seu fundador. Abt dá 800 cv à Audi RS 6 Avant

Tuning

Homenagem ao seu fundador. Abt dá 800 cv à Audi RS 6 Avant

A mais recente proposta da Abt Sportsline com base na Audi RS 6 Avant é uma homenagem ao fundador da empresa, Johann Abt.

Audi RS 6 Avant Johann Abt Signature Edition Ver vídeo

Johann Abt Signature Edition é o nome dado a esta Audi RS 6 Avant preparada pela Abt Sportsline, em homenagem ao seu fundador.

Só serão feitas 64 unidades — e para os eventuais interessados, lamentamos, mas todas elas já têm dono — e, fiel ao modus operandi da Abt, não só oferecem mais performance, como uma imagem mais exclusiva.

Começando pelo que faz esta RS 6 Avant mexer, o 4.0 V8 biturbo recebeu uma série de melhoramentos e modificações. Tem um novo par de turbos e intercoolers (de maiores dimensões), desenvolvidos pela própria Abt, e recebeu uma nova unidade de controlo do motor (AEC ou ABT Engine Control).

VEJAM TAMBÉM: Insanidade em formato carrinha. Audi RS 6 Avant com 1001 cv

A potência “disparou” dos 600 cv da RS 6 Avant de produção para os 800 cv, enquanto o binário saltou dos 800 Nm para os 980 Nm (tem pico de 1000 Nm). Para manter todo este “poder de fogo” acrescido sob controlo, mesmo a velocidades muito altas, os mecânicos de competição da Abt adicionaram ainda um radiador de óleo adicional.

Indubitavelmente, a Audi RS 6 Avant Johann Abt Signature Edition é significativamente mais rápida que o modelo de produção: os 100 km/h são agora atingidos em 2,91s (3,6s de série), os 200 km/h em 9,69s e os 300 km/h em 28,35s, atingindo uma velocidade máxima de 330 km/h (305 km/h opcionais de origem).

 

Tudo sob controlo

Não se tratou apenas de adicionar potência e binário, a nova proposta da Abt foi extensivamente testada, tanto em túnel de vento, como na oval de alta velocidade de Papenburg, Alemanha.

O chassis recebeu novas barras estabilizadoras, molas ajustáveis em altura, auxiliado ainda por vários sistemas de assistência, e as novas jantes de 22″ (pneus 285/30 R22) são forjadas, poupando 3,5 kg por roda em relação ao modelo de produção.

Aparência única

A Audi RS 6 Avant é detentora de uma aparência dominadora, mas a Abt Sportsline potenciou-a ainda mais: há entradas de ar de maior dimensão à frente, um novo spoiler dianteiro, novas saias laterais, assim como um novo para-choques traseiro.

Destaque ainda para as inserções nestes elementos e outros, como os retrovisores, de fibra de carbono com um tom vermelho escuro, para uma aparência exclusiva. O mesmo tipo de acabamento que podemos encontrar no também customizado interior.

No habitáculo não faltam revestimentos em pele e Alcantara, recebendo ainda detalhes únicos como as soleiras das portas com a inscrição “Since 1896” (o ano da fundação da Abt), ou a assinatura do fundador bordada nos bancos.

O detalhe mais especial da Audi RS 6 Avant Johann Abt Signature Edition é uma espécie de mini-cápsula do tempo que podemos ver na consola central. Nela reside um pequeno fragmento de metal da primeira bigorna de Johann Abt.

Em 1896, o meu bisavô Johann Abt abriu a sua própria forja na Baviera. O seu objetivo claro era o da transferência ótima da força do cavalo para a estrada. Isto permaneceu verdadeiro durante os 125 anos de história da nossa empresa. Entretanto, a oficina do ferreiro tornou-se numa instalação de ponta para o tuning. Mas o espírito pioneiro do fundador permanece — mais do que nunca.

Hans-Jürgen Abt, diretor executivo da Abt Sporsline
Audi RS 6 Avant Johann Abt Signature Edition
Hans-Jürgen Abt (direita), o atual diretor da Abt, e Daniel Abt (esquerda), seu filho e piloto posam com a sua mais recente criação.