Notícias Rodas maiores, maior performance? Os resultados na cobaia Audi RS 6 Avant

Rodas maiores

Rodas maiores, maior performance? Os resultados na cobaia Audi RS 6 Avant

Rodas maiores costumam ficar melhor, mas afetam a performance. De que forma? Vejamos o que acontece com a Audi RS 6 Avant.

Audi RS 6 Avant

De série, a Audi RS 6 Avant vem equipada com umas já de si enormes jantes de 21″ envolvidas em pneus 275/35 R21, mas… não são as rodas maiores disponíveis. Opcionalmente podemos equipar esta leviatã com rodas de 22″ e pneus 285/30 R22. De que forma as rodas maiores afetam a performance da RS 6 Avant?

Antes de avançarmos para o curto vídeo da publicação alemã Auto Bild SportsCars convém referir que, para efeitos de comparação, o ideal seria ter o mesmo tipo de pneus com os dois tamanhos de jante, o que não acontece.

Os pneus que acompanham as jantes de 21″ são Pirelli P Zero (com especificação Audi), enquanto que as jantes de 22″ trazem pneus Hankook Ventus S1 Evo (também com especificação Audi) — estão também disponíveis P Zero com jantes de 22″, como a imagem abaixo deixa ver:

Audi RS 6 Avant
Jantes de 22″ opcionais, e aqui com Pirelli P Zero.
VÊ TAMBÉM: Toda-poderosa Audi RS 6 Avant já chegou a Portugal. Quanto custa?

Isto faz com que existam mais variáveis em jogo do que apenas as medidas das rodas em si afetando certamente o resultado dos testes. Tal é mais evidente na medição do tempo por volta no circuito EuroSpeedway Lausitz usado. Como a Auto Bild SportsCars constata, a RS 6 Avant revela-se melhor adaptada aos Hankook — oferecem não só mais aderência, como o ABS funciona melhor.

As rodas de 21″ recuperam alguma vantagem ao verificarmos que as rodas maiores de 22″ adicionam 26 kg em massas não suspensas (+6,5 kg por roda) à RS 6 Avant. Será suficiente para se revelarem a melhor opção?

Os resultados

Como podemos observar, quando se trata de aceleração pura, são as jantes de 21″ e… os pneus mais estreitos (por apenas 10 mm) que garantem os melhores resultados. A menor resistência ao rolamento do pneu mais estreito garante uma (magra) vantagem: -0,1s nos 0-100 km/h, -0,2s nos 0-200 km/h e -0,6s nos 0-250 km/h.

A maior aderência potencial proporcionada não só pelos mais largos pneus 285/30 R22, como também pelos Hankook em si (como reportado pela Auto Bild SportsCars), inverte os resultados em circuito. Aqui a superioridade das rodas maiores é clara, ao conseguir um tempo por volta 0,5s mais rápido — 1min35,85s contra 1min36,37s.

Neste teste deu para perceber, em parte, de que forma rodas maiores podem afetar a performance — menos aceleração, mas maior potencial para curvar mais e até, apesar de não testado, reduzir as distâncias de travagem. Faltou fazer um teste para ver como as rodas maiores afetam os consumos… Talvez a Audi RS 6 Avant não seja o modelo mais relevante para esse efeito.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Como se chama a versão de "calças arregaçadas" do Audi A1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porque é que o Audi A1 Citycarver não se chama Allroad?