Notícias O que esconde este bizarro Porsche 718 Cayman “apanhado” no Nürburgring?

Fotos-espia

O que esconde este bizarro Porsche 718 Cayman “apanhado” no Nürburgring?

Protótipos de teste semelhantes a este não são estranhos de ver na Porsche, mas continuamos sem saber o que esconde este muito alargado 718 Cayman.

fotos-espia Porsche-Cayman mula de testes
© Razão Automóvel

Foi no circuito de Nürburgring que apanharam muito recentemente este bizarro Porsche 718 Cayman, onde vemos alargamentos adicionados aos guarda-lamas originais, preenchidos com espuma para melhor preencher o maior espaço disponível.

Não é a primeira vez que vemos protótipos de teste deste género na Porsche. Por norma, estas “mulas de teste” servem para testar novos chassis e até plataformas, o que faz com que a carroçaria do modelo usada não “encaixe” devidamente nessa nova base.

O que nos leva a perguntar: o que estará a Porsche a preparar aqui?

VEJAM TAMBÉM: Porsche 718 Spyder “apanhado” no Nürburgring com motor de… 4 cilindros
Porsche 718 Cayman mula de testes
Os alargamentos são bastante generosos, bem mais do que as vias. © Razão Automóvel

Que comece a especulação

Primeiro que tudo não parece ser uma nova versão de alta performance do 718 Cayman. Ainda há um par de dias atrás mostrámos fotos-espia do futuro 718 Cayman GT4 RS e, apesar de todo o aparato aerodinâmico envolvido, nem de perto esses protótipos de teste eram tão largos como neste.

Será um primeiro protótipo de testes para a próxima geração do 718 Cayman e 718 Boxster? Uma hipótese mais plausível. Apesar dos generosos alargamentos, as vias não são tão largas assim, com as rodas a ficarem ainda bastante para dentro da sua cava, sobretudo à frente. Além do mais, não faria sentido haver um 718 tão ou mais largo que o 911.

Porsche 718 Cayman mula de testes
© Razão Automóvel

Outra hipótese tem a ver com a possibilidade recentemente levantada de a próxima geração dos 718 Cayman e 718 Boxster passar a ser 100% elétrica. Porém, apesar das visíveis saídas de escape que indicam a presença de um motor de combustão (que podem ser apenas decoração), os protótipos de teste de carros elétricos têm de ter obrigatoriamente vários autocolantes que os identificam como tal.

Dito isto, os autores das fotos-espia referiram que não conseguiram ouvir o motor desta “mula de testes”, pois era seguido de perto por um Lamborghini Huracán STO que “abafava” todos os sons à volta. E a haver um 718 elétrico que base usaria? A nova PPE? Poderia ajudar a justificar a largura adicional, pois essa plataforma servirá, sobretudo, modelos de segmentos mais elevados, logo de maiores dimensões.

Porsche 718 Cayman mula de testes
© Razão Automóvel

De notar ainda os autocolantes com marcas (um pouco à imagem dos QR Codes), que podemos encontrar à volta de toda a carroçaria. Poderão estar diretamente relacionados com o propósito deste protótipo de testes, servindo de pontos de referência, como os usados em captura de movimentos, para mais tarde substituir digitalmente este alargado 718 Cayman por outra coisa qualquer?

Mais sugestões?

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater