Notícias Elétrico BMW iM2 com 1360 cv vai mesmo acontecer?

Rumor

Elétrico BMW iM2 com 1360 cv vai mesmo acontecer?

A BMW pode estar a preparar um iM2 com 1360 cv para assinalar o 50.º aniversário da M. Eis o que sabemos sobre este "super-elétrico".

BMW M2 EV fotos-espia

Para o 50.º aniversário da BMW M, a marca de Munique está a preparar um iM2 totalmente elétrico capaz de produzir 1000 kW de potência máxima, o equivalente a 1360 cv.

Pelo menos é isso que dizem os britânicos da CAR Magazine, que também revelam que este projeto é conhecido internamente como “Katharina” e que este modelo terá por base o mais radical dos M2, o BMW M2 CS.

Há cerca de um mês tivemos acesso a um conjunto de fotos-espia — que ilustram este artigo — de um protótipo de um BMW M2 sem saídas de escape nos habituais testes de inverno, na Suécia. Colocámos imediatamente a possibilidade de se poder tratar de um futuro M2 elétrico, e agora, com estes mais recentes rumores da CAR Magazine, parece começar a fazer um pouco mais de sentido.

A NÃO PERDER: Mistério. BMW M2 sem saídas de escape “apanhado”. Que elétrico será este?
BMW M2 EV fotos-espia
© Razão Automóvel

Para garantir todo este “poder de fogo”, a BMW estará a ponderar instalar quatro motores elétricos neste iM2, um por roda, elevando as possibilidades da vetorização do binário a novos patamares.

A confirmar-se esta potência e de acordo com as fontes internas da BMW citadas pela referida publicação britânica, o exercício de aceleração dos 0 aos 100 km/h será feito entre 2,0s e 2,5s.

São números impressionantes que, segundo a CAR Magazine, já terão permitido a este iM2 — ainda conhecido por Projeto Katharina — percorrer os mais de 20 quilómetros do Nürburgring-Nordschleife em menos de sete minutos.

RELACIONADO: Futuro BMW M2 (G87). “Drift machine” mantém tração traseira, chega em 2022
BMW M2 EV fotos-espia
© Razão Automóvel

A CAR Magazine adianta que este projeto ainda não recebeu luz verde para a produção, mas revela mais detalhes, citando uma fonte interna da BMW envolvida no desenvolvimento do sistema motriz: o iM2 não terá bancos traseiros e terá vários elementos em fibra de carbono, entre eles o tejadilho; as jantes serão especiais e de uma liga muito leve; também os vidros serão mais finos que o habitual, para “poupar” todos os quilos possíveis.

BMW já reagiu aos rumores

A convite dos alemães da Auto Motor und Sport, a BMW já reagiu às informações sobre o BMW iM2 e classifica-as como “pura especulação”.

A NÃO PERDER: BMW volta a confirmar. Motores de combustão interna são para continuar a desenvolver

A referida publicação germânica revela também que internamente, na BMW, diz-se que se um carro desportivo elétrico vier a estar na calha, não será certamente com 1000 kW de potência e muito menos para chegar em 2022.

BMW Vision M NEXT
BMW Vision M NEXT

Certo, para já, é que a BMW M vai lançar modelos eletrificados e em 2019 chegou mesmo a antecipar um protótipo do que poderia ser um desportivo híbrido plug-in para o seu futuro, o BMW Vision M Concept com 600 cv.

LEIAM TAMBÉM: BMW i4. As primeiras imagens oficiais do novo elétrico da marca

O que se segue?

Que a eletricidade vai chegar à BMW M, ninguém tem dúvidas, mas pode não ser através de um iM2 com mais de 1300 cv. Uma versão M do BMW i4 — denominada iM4 — com uma potência a rondar os 600 cv é, neste momento, a “aposta” mais provável.

BMW i4
BMW i4

Em 2022 vamos também ficar a conhecer a nova geração do BMW M2, construída sobre a plataforma CLAR, que também permite motorizações 100% elétricas e propostas de tração integral. De acordo com os rumores atuais, este próximo M2 deverá manter a receita do atual: seis cilindros em linha, tração traseira e… caixa manual (caixa automática também estará disponível, claro).

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece