Notícias Porsche 718 Spyder “apanhado” no Nürburgring com motor de… 4 cilindros

Fotos-espia

Porsche 718 Spyder “apanhado” no Nürburgring com motor de… 4 cilindros

O Porsche 718 Spyder apanhado no Nürburgring ao invés do seis cilindros boxer naturalmente aspirado, estava equipado com um quatro cilindros turbo.

fotos-espia Porsche 718 Spyder
© Razão Automóvel

Em 2019 foi levantado o pano sobre o Porsche 718 Spyder — o mais focado dos 718 Boxster — e com ele veio um glorioso seis cilindros boxer naturalmente aspirado. Porém, recentemente, um 718 Spyder foi apanhado no “inferno verde” com uma voz bem distinta: a de um quatro cilindros turbo. Afinal do que se trata?

Bem, temos de ir primeiro até ao outro lado do mundo, mais precisamente à China. No Salão de Xangai (que decorre de momento) uma das novidades apresentadas pela Porsche foi um novo 718 Spyder específico para o mercado chinês.

Ao contrário do 718 Spyder que conhecemos, a versão chinesa do modelo prescinde do seis cilindros boxer naturalmente aspirado. No seu lugar temos o conhecido quatro cilindros boxer turbo de 2,0 l e 300 cv que equipa o 718 Boxster. E como podemos ver (imagem abaixo), as diferenças não terminam aí, com o 718 Spyder chinês a ter uma aparência mais contida, em linha com os outros 718 Boxster, herdando do Spyder, sobretudo, a sua capota de abertura manual.

VEJAM TAMBÉM: Porsche 911 Sport Classic, és tu? Parece que vem um novo a caminho
Porsche 718 Spyder China

Porquê lançar um 718 Spyder com o motor menos potente da gama? Na China, tal como em Portugal, a cilindrada dos motores é também fiscalmente penalizada — ainda mais do que por cá… Não é incomum ver por lá versões de modelos nossos conhecidos com motores bem mais pequenos que aqueles a que estamos habituados — um Mercedes-Benz CLS com um pequeno 1.5 Turbo? Sim há.

A decisão da Porsche em colocar o seu mais pequeno motor na variante mais radical do seu modelo é uma forma de garantir um preço muito mais acessível, ainda que o apelo desta versão seja também ele fortemente diminuído devido ao seu grupo motriz.

Porsche 718 Spyder fotos-espia
© Razão Automóvel

Porém, o facto de um protótipo de testes deste 718 Spyder de quatro cilindros ter sido apanhado no Nürburgring poderá indicar que a Porsche esteja a equacionar comercializar esta variante de quatro cilindros em mais mercados que apenas o chinês. Será? Teremos de aguardar.

VEJAM TAMBÉM: Haverá um novo Porsche 718. Mas ainda não foi decidido se será elétrico ou a combustão

718 Spyder com quatro cilindros. Os números

O Porsche 718 Spyder equipado com o quatro cilindros boxer turbo de 300 cv vendido na China vem com a transmissão de dupla embraiagem PDK e é capaz de cumprir os clássicos 0-100 km/h em apenas 4,7s (Chrono Package) e atingir os 270 km/h. São menos 120 cv, mais 0,8s e menos 30 km/h, respetivamente, que o 718 Spyder com o seis cilindros boxer.

Se o apelo desta versão empalidece em relação à que já conhecíamos, a verdade é que, caso a Porsche decida avançar com a sua comercialização na Europa, também o seu preço será substancialmente inferior aos mais de 140 mil euros pedidos (com PDK) pelo 718 Spyder em Portugal.

Sabe esta resposta?
O Volkswagen ID.4 assenta sobre que plataforma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen ID.4 (2021) em vídeo. A melhor proposta do segmento?