Fotos-espia

Porsche 718 Cayman GT4 RS. Fotos-espia mostram 2 protótipos distintos

O 718 Cayman GT4 RS será o primeiro Porsche que não o 911 a receber o tratamento RS desde que foi lançado o primeiro GT3 RS há 18 anos.

Há muito desejado, o 718 Cayman GT4 RS vem finalmente a caminho — provavelmente, muito depressa… — servindo como o pináculo do mais pequeno coupé de motor central traseiro da Porsche.

E tendo em conta o que já foi alcançado com o 718 Cayman GT4 — para muitos, uma referência —, é de esperar que o RS eleve ainda mais a sua performance, capacidades dinâmicas e aerodinâmicas.

Como seria de esperar, tal como acontece no correspondente 911, este RS colocará a eficácia acima de tudo o resto, para conseguir o melhor tempo possível no ataque a qualquer circuito do planeta.

VEJAM TAMBÉM: O novo Porsche 911 GT3 RS vai ter a “mãe” de todas as asas
Porsche 718 Cayman GT4 RS fotos-espia © Razão Automóvel

O que esperar?

Nas fotos-espia que vos trazemos em exclusivo nacional, a surpresa vem de ver não um, mas dois protótipos de teste do futuro 718 Cayman GT4 RS, que não só revelam diferenças para o GT4 “normal” e os outros Cayman, como apresentam diferenças claras entre si.

As diferenças mais óbvias referem-se ao maior aparato aerodinâmico, destacando-se a asa traseira — bem maior — que assenta sobre dois novos suportes que assumem o formato “pescoço de ganso” que já vimos no novo 911 GT3 e que também fará parte do futuro 911 GT3 RS, só que com dimensões XXL.

Porsche 718 Cayman GT4 RS fotos-espia © Razão Automóvel
Porsche 718 Cayman GT4 RS fotos-espia © Razão Automóvel

O intrigante é que cada um dos protótipos de teste tem asas traseiras diferentes, o que pode indicar uma de duas coisas. Ou a Porsche está ainda a testar diferentes configurações aerodinâmicas/dinâmicas para o novo 718 Cayman GT4 RS, ou então teremos duas configurações específicas do GT4 RS, uma delas talvez integrada num pacote opcional.

O protótipo com a matrícula “LB” parece ser o mais radical dos dois, com a generosa asa a estar suspensa sob dois suportes mais finos que o outro protótipo (matrícula “BB”), o que pode indicar materiais diferentes na sua composição.

Dizemos que o “LB” é o mais radical, apesar de ter os suportes da asa mais… elegantes, também por trazer um spoiler dianteiro de maiores dimensões — estende-se mais para a frente —, o que parecem ser entradas de ar (tapadas) sobre o guarda-lamas dianteiro (como no 911 GT3 RS) e por também trazer jantes de porca única de aperto central. No “BB”, vemos as conhecidas jantes de cinco pernos do GT4.

Também a destacar nos dois é a ausência da segunda janela lateral, substituída por uma entrada de ar, supomos, para o seis cilindros boxer atmosférico — herdado dos 718 Cayman GT4 e GTS —, mas, mais uma vez, assume dois designs distintos em cada um dos protótipos. Fica por saber se só um deles será usado ou se também teremos acesso aos dois. E já repararam que o óculo traseiro é completamente opaco?

Por fim, na traseira, é possível também observar diferenças entre os dois protótipos. Não só temos uma noção mais clara do quão mais finos são os suportes da também distinta asa traseira no “LB” em relação ao “BB”, como as saídas de escape também diferem entre si.

Porsche 718 Cayman GT4 RS fotos-espia © Razão Automóvel
Porsche 718 Cayman GT4 RS fotos-espia © Razão Automóvel
VEJAM TAMBÉM: Ao volante do Porsche 718 Spyder PONTO FINAL!

6 cilindros boxer atmosférico

A motivar o mais radical dos 718 Cayman, teremos o seis cilindros opostos atmosférico já conhecido do GT4. Neste último, o boxer de 4,0 l — que nada tem a ver com a unidade de idêntica capacidade do 911 GT3 — debita 420 cv às 7600 rpm e 420 Nm entre as 5000 rpm e as 6800 rpm.

Para o 718 Cayman GT4 RS não se esperam grandes aumentos de potência, até para que o novo desportivo não “pise” os calcanhares ao novo 911 GT3 ou ainda ao futuro 911 GT3 RS. Os rumores apontam para valores a rondarem os 450 cv, mas nada é ainda certo.

Mais certo é que a única transmissão usada seja a PDK (dupla embraiagem) de sete velocidades. RS é sobre eficácia e rapidez em circuito e não há manual no mundo que mude de relação tão rápido como uma transmissão de dupla embraiagem. Para os fãs da caixa manual, o GT4 continuará a oferecê-la.

Porsche 718 Cayman GT4 RS fotos-espia
Há um par de entradas NACA no capô, tal e qual vimos no último 911 GT3 RS (991.2). © Razão Automóvel

Mais artigos em Notícias