Apresentação
Toyota e Cruz Vermelha japonesa testam clínica móvel a hidrogénio
Fruto de uma parceria entre a Toyota e a Cruz Vermelha do Japão, a primeira clínica móvel do mundo baseada num veículo a hidrogénio já é uma realidade.

Com entrada ao serviço prevista para o verão de 2021, a primeira clínica móvel feita com base num veículo com pilha de combustível a hidrogénio (fuel cell) já é uma realidade graças ao esforço conjunto da Toyota e da Cruz Vermelha japonesa.
A 31 de março de 2021 as duas entidades acordaram começar com a demonstração desta clínica móvel única no mundo. O objetivo passa por comprovar a sua eficácia na área da medicina e em cenários de desastres naturais.
O projeto conjunto da Toyota e do Hospital Kumamoto da Cruz Vermelha japonesa arrancou no verão de 2020 e “inspirou-se” nos desastres naturais que têm assolado aquele país nos últimos anos.
A NÃO PERDER: Toyota Land Cruiser. O primeiro veículo certificado pela OMS para transporte de vacinas
Além da medicina
Desenvolvida com base no miniautocarro Coaster, esta clínica móvel recorre ao sistema fuel cell usado pela primeira geração do Toyota Mirai e além de servir como ambulância e clínica móvel, é ainda ma espécie de “central elétrica ambulante”.
Assim, a clínica móvel a hidrogénio da Toyota conta com várias tomadas elétricas (no interior e no exterior) e conta com um sistema de fonte de alimentação elétrica DC (corrente direta) externo que fornece uma fonte de alimentação de alta capacidade (saída máxima de 9 kW, capacidade de alimentação de aproximadamente 90 kWh).
Além de poder transportar doentes e de fornecer energia, a clínica móvel pode ser usada como unidade de doação de sangue, servir para a realização de exames médicos e até cumprir as funções de unidade móvel de testes PCR.
Para tal conta no seu interior com ar condicionado e um filtro HEPA que permite filtrar pelo menos 99,97% das partículas com 0,3 μm de diâmetro.
A NÃO PERDER: Jacinto Eco Camões. O camião de combate a incêndios elétrico, de controlo remoto e… portuguêsOs números desta “ambulância”
Baseada num miniautocarro, a clínica móvel da Toyota mede 7,16 m de comprimento, 2,1 m de largura e 2,79 m de altura. Já o peso fica-se pelos 5670 kg.
Equipada com 3 tanques de hidrogénio, esta clínica móvel consegue uma autonomia de 210 km. Já no campo das prestações, o motor elétrico com 182 cv (134 kW) e 300 Nm permite-lhe alcançar uma velocidade máxima de cerca de 100 km/h.
Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL