Notícias Não vai ser Nivus. Novo crossover da Volkswagen chama-se Taigo

Antevisão

Não vai ser Nivus. Novo crossover da Volkswagen chama-se Taigo

O Volkswagen Taigo será a versão para a Europa do Nivus e tem data de apresentação marcada para o verão. Fiquem a par dos primeiros detalhes.

Volkswagen Taigo

Depois de confirmar que o Nivus — lançado na América do Sul e no México — também vinha para a Europa, a Volkswagen acaba de revelar o nome do seu “irmão gémeo” europeu: Volkswagen Taigo.

A Volkswagen diz que o Taigo é um crossover que combina uma posição de condução elevada com uma silhueta estilo coupé, mais desportiva. Será apresentado no verão e vai começar a ser vendido lá mais para o final de 2021.

Mas enquanto isso não acontece, a marca de Wolfsburgo já desvendou alguns detalhes sobre o modelo e antecipou as suas linhas sob a forma de três esboços.

A NÃO PERDER: Volkswagen ID.4 chega a Portugal. Conheça a gama e preços
Volkswagen Taigo
Volkswagen AG

Ao contrário do que acontece com o T-Roc, que é produzido em Portugal, na fábrica da Autoeuropa, o novo Taigo será fabricado aqui ao lado, em Espanha, na unidade de produção da Volkswagen em Pamplona, na província de Navarra. É, de resto, onde se produzem o Polo e o T-Cross, modelos tecnicamente próximos do Taigo.

Nos primeiros esboços do Taigo é possível confirmar que esta será uma proposta com muitas semelhanças visuais com o Nivus. Isso fica visível no desenho da grelha dianteira, dividida por uma linha cromada como já acontece com o T-Cross, modelo com o qual deve partilhar a assinatura luminosa traseira.

Volkswagen Taigo
Volkswagen AG

Contudo, as proteções dos para-choques parecem mais robustas no Taigo do que no Nivus, isto já para não falar da linha de tejadilho, que ganha contornos mais desportivos no Taigo, ou não fosse este uma espécie de T-Cross com “ares” de coupé.

VEJAM TAMBÉM: Testámos o Volkswagen Tiguan 2.0 TDI Life com 122 cv. É preciso mais?

Só motores a gasolina

A Volkswagen ainda não especificou a gama de motores que vai equipar o Taigo, mas já faz saber que só estarão disponíveis motorizações a gasolina.

A NÃO PERDER: Testámos o Volkswagen Tiguan mais barato que podes comprar

É, por isso, seguro afirmar que este pequeno SUV deve contar com os novos motores TSI Evo de 1.0 l com 95 cv ou 110 cv de potência, bem como com um bloco de 1.5 litros com 130 cv ou 150 cv.

Volkswagen Taigo
Volkswagen AG

Versão “R” a caminho?

Nos esboços agora divulgados pela Volkswagen é possível identificar o logótipo “R” na grelha dianteira, o que nos leva a acreditar que o Taigo poderá vir a receber uma versão mais desportiva, como já acontece com o T-Roc, com o Tiguan e com o Touareg — no mínimo deverá contar com uma versão R Line.

Mas teremos que aguardar pela sua apresentação, no verão, para descobrir se tudo isto se vai confirmar.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do Volkswagen Tiguan eHybrid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já conduzimos (e carregámos) o novo Volkswagen Tiguan eHybrid