Notícias Volkswagen Tiguan renovado já chegou a Portugal: a gama e os preços

Lançamento

Volkswagen Tiguan renovado já chegou a Portugal: a gama e os preços

O Volkswagen Tiguan renovou-se tecnologicamente e mecanicamente, ganhou uma versão desportiva e outra "verde", e já está disponível em Portugal.

Volkswagen Tiguan R-Line 2021

Retocado por fora (nova frente, mas sem se afastar muito do Tiguan que já conhecíamos) e por dentro (novo volante e infoentretenimento com ecrã de até 9,2″), as principais novidades do renovado Volkswagen Tiguan estão nos conteúdos tecnológicos e nas novas adições à gama.

No que respeita à tecnologia, o novo sistema de infoentretenimento (MIB3) passa a permitir comandos por voz, temos Apple CarPlay sem fios e há dois painéis de instrumentos digitais (8″ e 10,25″). Destaque ainda para a substituição dos comandos físicos do sistema de climatização por outros sensíveis ao toque a partir do nível Life.

Ainda no campo tecnológico, destaque para a introdução do Travel Assist, que combina a ação dos sistemas de assistência à condução, e permite condução semi-autónoma (nível 2) até velocidades de 210 km/h.

VÊ TAMBÉM: Revisto e eletrificado, o Volkswagen Tiguan recebeu uma versão… R!
Gama Volkswagen Tiguan renovada
A família Tiguan com as novas adições R e eHybrid.

Tiguan, Life, R-Line

A gama do SUV mais vendido da Europa e do Volkswagen mais vendido no planeta foi também reestruturada, passando a ser composta por três níveis: Tiguan (entrada), Life e R-Line. De acordo com a Volkswagen, todos eles passam a vir com mais dotação de equipamento de série em relação aos antecessores equivalentes.

De série todos os Volkswagen Tiguan passam a trazer faróis LED, jantes de 17 ” (Tiguan e Life), volante multifunções em couro, infoentretenimento com ecrã (minímo) de 6,5″ e os serviços We Connect e We Connect Plus. A versão Life adiciona o Adaptive Cruise Control (ACC) e o Air Care Climatronic. O R-Line adiciona para-choques exclusivos e jantes em liga leve de 19″, luzes diurnas em LED e luzes de curva, o Digital Cockpit Pro (ecrã de 10″), iluminação ambiente (30 cores), o infoentretenimento Discover Media.

Tiguan R e Tiguan eHybrid

Os destaques, no entanto, no rejuvenescimento do Volkswagen Tiguan passam pelos inéditos R e eHybrid, o mais desportivo dos Tiguan e o mais “verde”, respetivamente.

O Volkswagen Tiguan R apresenta-se, não só com roupagens mais vistosas, mas também com 320 cv e 420 Nm extraídos do bloco de 2.0 l de quatro cilindros em linha turbocomprimido (EA888 evo4). A transmissão é às quatro rodas (4Motion), via uma caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades.

Em relação ao Volkswagen Tiguan eHybrid — que já tivemos oportunidade de conduzir —, trata-se do primeiro híbrido plug-in a fazer parte da gama. Apesar de ser o primeiro Tiguan híbrido, a sua cadeia cinemática é conhecida, e podemo-la encontrar também nos PassatGolf e Arteon. Esta casa o motor 1,4 TSI com um motor elétrico, resultando em 245 cv de potência máxima combinada e uma autonomia elétrica de 50 km (WLTP).

VÊ TAMBÉM: Novo Volkswagen Golf GTE (245 cv). Agora tem a potência do Golf GTI!

Os motores

Além das especificidades motrizes das versões R e eHybrid, os restantes Tiguan podem vir equipados com um 2.0 TDI (Diesel) e um 1.5 TSI (gasolina), com vários patamares de potência.

Assim, o 2.0 TDI divide-se em três versões: 122 cv, 150 cv e 200 cv. Tal como já vimos em outros lançamentos recentes da Volkswagen, como o Golf 8, o 2.0 TDI passa a vir equipado com dois catalisadores de redução seletiva (SCR) com injeção AdBlue. Uma dose dupla que permite reduzir as nefastas emissões de óxidos de azoto (NOx).

O 1.5 TSI divide-se em duas versões, 130 cv e 150 cv, e em ambas temos acesso à tecnologia de gestão ativa dos cilindros, ou seja, em certos contextos de condução permite “desligar” dois dos quatros cilindros, poupando combustível.

Quanto custa

O renovado Volkswagen Tiguan, nesta fase de lançamento, tem preços a começar nos 33 069 euros (1.5 TSI 130 Life) para as variantes a gasolina, que culmina nos 41 304 euros do 1.5 TSI 150 DSG R-Line. Nos Diesel os preços começam nos 36 466 euros para o 2.0 TDI 122 Tiguan e acabam nos 60 358 euros do 2.0 TDI 200 DSG 4Motion R-Line.

Ainda não foram comunicados os preços para os Tiguan R e Tiguan eHybrid, que chegam mais perto do final do ano, estimando-se que a versão híbrida fique por 41 500 euros.

 

Sabe esta resposta?
O Hyundai i20 N vem equipado com que motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai i20 N vs Ford Fiesta ST. Qual escolherias?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hyundai i20 N vs Ford Fiesta ST. Qual escolherias?