Notícias Volkswagen Golf R foi ao banco de potência. Tem cavalos escondidos?

Banco de potência

Volkswagen Golf R foi ao banco de potência. Tem cavalos escondidos?

O Volkswagen Golf R até pode ser o Golf de produção mais potente de sempre, mas foi ao banco de potência e mostrou que ainda tem alguns cavalos escondidos.

Volkswagen golf r dyno test

Assim que o Volkswagen Golf R foi lançado, duas coisas eram inevitáveis: uma drag race frente aos seus principais rivaisMercedes-AMG A 35, Audi S3 e BMW M135i — e uma visita ao banco de potência. O canal de YouTube Archie Hamilton Racing não perdeu tempo e foi descobrir se o Golf de produção mais potente de sempre é ainda mais potente do que o que anuncia.

Esta é cada vez mais uma tendência entre as fabricantes automóveis e um dos últimos modelos a surpreender no banco de potência foi o BMW M4 (G82). Agora, foi a vez do Golf R confirmar este “costume”.

Equipado com um motor 2.0 TSI (EA888 evo4) de quatro cilindros em linha que produz 320 cv de potência e 420 Nm de binário máximo, este Golf R é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7s e atinge os 250 km/h de velocidade máxima (ou 270 km/h com o pacote R Performance).

A NÃO PERDER: Quanto vale um segundo? Conduzimos o Volkswagen Golf R, o Golf mais potente de sempre

Mas como Archie Hamilton Racing descobriu, a Volkswagen foi bastante comedida com os números do Golf R, que afinal produz cerca de 344 cv (340 hp), mais 24 cv do que os anunciados pela marca de Wolfsburgo.

Importa lembrar que esta unidade testada do Volkswagen Golf R não só está de série como ainda não cumpriu o habitual período de rodagem, uma vez que soma apenas 241 km no odómetro.

Como tal, é possível que, assim que este período de rodagem esteja concluído e as peças móveis corretamente “acomodadas”, este “super-Golf” ainda consiga um registo superior neste teste. Resta-nos, por isso, aguardar pela próxima ida do hot hatch da Volkswagen ao banco de potência.

2021 Volkswagen Golf R
Volkswagen Golf R

Fazemos a mesma ressalva que noutros testes de banco de potência: não são uma ciência exata e existem variáveis que podem afetar os resultados finais. E convém confirmar com mais testes a outras unidades. No entanto, tendo em conta a performance constatada na prova de arranque (drag race) da Carwow que vos mostrámos, talvez o novo Golf R tenha mesmo “cavalos escondidos”.

Recorde-se que o Volkswagen Golf R já está a ser comercializado em Portugal desde janeiro de 2021 e tem preços a começar nos 57 000 EUR.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Volkswagen desenvolveu um Golf BiMotor para competir em Pikes Peak?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando a VW perdeu a cabeça e desenvolveu um Golf BiMotor