Design
Como seria um Mitsubishi Lancer Evolution dos tempos modernos? Talvez assim
O designer Rain Prisk deitou mãos ao trabalho e ressuscitou o Mitsubishi Lancer Evolution, numa renderização capaz de deixar qualquer petrolhead a sonhar…

Os rumores de que a Mitsubishi pode recuperar o icónico Lancer Evolution não são novos, mas há medida que os anos passam, são cada vez menos prováveis de vir a acontecer.
A fabricante nipónica está focada nas regiões onde é mais rentável, o Sudeste Asiático e a Oceânia, e na produção de SUVs e crossovers, como o bestseller Outlander ou o Eclipse Cross.
A somar a tudo isto a marca do país do sol nascente anunciou recentemente o lançamento de novos modelos na Europa a partir de 2023, produzidos nas fábricas do Grupo Renault. Esta aposta é fundamental para o reforço da gama da Mitsubishi no “velho continente”, mas não há qualquer indício que sugira que um desportivo — como o mítico Lancer Evo — esteja nos planos.
A NÃO PERDER: Este Mitsubishi Lancer Evolution IX é capaz de debitar 1700 cv. Está tudo louco!?
Apesar de tudo isto, há quem continue a suspirar pelo regresso de um dos modelos mais marcantes da história da marca dos três diamantes. E ainda recentemente o vimos dar cartas num tête-à-tête contra uma das “máquinas” do momento, o Toyota GR Yaris, o que só serviu para alimentar mais este desejo.
Cansado de esperar pela marca japonesa, o designer Rain Prisk deitou mãos ao trabalho e ressuscitou o “Evo”, numa renderização capaz de deixar qualquer petrolhead de “água na boca”.

Para garantir alguma credibilidade ao projeto — a possível, pelo menos…, Prisk fez questão de trabalhar sobre a mais recente linguagem visual da Mitsubishi e isso fica visível na dianteira deste Lancer Evolution do futuro, que adotou os contornos cromados e os faróis rasgados que encontramos no novo Outlander.
VEJAM TAMBÉM: Tommi Mäkinen não tem um… Mitsubishi Evo VI Tommi Mäkinen EditionDe perfil, saltam à vista as cavas das rodas musculadas, a linha de ombros elevada e claro, a enorme asa traseira, elementos que ajudam a reforçar o caráter e a presença deste modelo, ainda que num plano puramente virtual.
View this post on Instagram
Mas nenhum exercício de especulação ficaria completo sem se falar de motores. Rain Prisk mostrou-nos a sua visão para um novo Evolution, mas não especulou sobre que “arsenal” mecânico esconderia por baixo da esguia e estilizada carroçaria da sua proposta.
Tomemos nós a liberdade de o fazer. Nada menos do que 400 cv nos dias que correm seria aceitável, obtidos por um motor de combustão sobrealimentado — turbina em titânio, claro… Não seria necessário mudar muito a receita dos Mitsubishi Lancer Evolution do passado, mantendo um quatro cilindros em linha como sempre foi.

Eletrões? Só para potenciar a performance. Um sistema mild-hybrid 48 V poderia ser o suficiente para “alimentar” um compressor ou turbo de acionamento elétrico para uma resposta mais imediata… mais eletrizante.
Transmissão? Às quatro rodas via uma caixa manual de seis velocidades para garantir o máximo de interação. E com os avanços efetuados em diferenciais de controlo eletrónico e vetorização de binário, desde que o Evo X saiu de cena, certamente seria detentor de uma eficácia assombrosa e de uma experiência de condução enebriante.
Sonhar não custa…
Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o Mitsubishi i-MIEV?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEVEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEVMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL