Clássicos E o melhor Mitsubishi Lancer Evolution de sempre é…

Lenda

E o melhor Mitsubishi Lancer Evolution de sempre é…

As 10 gerações do Mitsubishi Lancer Evolution foram a votação, mas apenas uma superou a concorrência.

Mitsubishi EVO VI

Há cerca de duas semanas, demos a oportunidade aos nossos leitores de escolherem qual é o melhor Evo de sempre. Como seria de esperar, votação foi bastante disputada, mas no final apenas um modelo poderia sair vencedor. O carro escolhido pelos nossos leitores acabou por ser o Mitsubishi Lancer Evolution VI, com 23% dos votos, seguido de perto pelo Evolution IX (19%) e pelo Evolution VIII (18%), num total de 884 votantes. Como prometido é devido, hoje reservamos algumas linhas para falar da sexta geração do icónico modelo nipónico.

O Mitsubishi Lancer Evolution VI foi lançado em janeiro de 1999, um ano após o lançamento da quinta geração do Evo, com preocupações ao nível da eficiência. O desportivo utilizava a mesma plataforma do modelo anterior (CP9A), mas nem por isso a marca nipónica se inibiu de fazer melhorias no carro.

Pistões mais leves, turbo compressor de titânio e suspensão redesenhada foram algumas das alterações. Embora não tenha havido qualquer incremento de potência, o motor 2.0 l de 280 cv ganhou maiores índices de durabilidade. Para potenciar os canais de refrigeração, a Mitsubishi introduziu ainda um intercooler e um radiador de óleo de maiores dimensões. Já a nível estético, o Evo VI ganhou faróis de nevoeiro mais discretos em relação à anterior geração.

Mitsubishi EVO VI

Além do modelo de série, a Mitsubishi desenvolveu duas versões especiais. A primeira foi um modelo RS, cuja principal diferença eram as jantes feitas a partir de alumineto de titânio, uma estreia em veículos de produção. A partir daqui, a marca lançou também duas variantes: RS Sprint — mais leve e mais potente (334 cv), desenvolvida pela Ralliart — e o RS2 — uma versão “mais bem comportada” com ABS.

Para homenagear Tommi Mäkinen, o piloto finlandês que venceu quatro quatro campeonatos WRC consecutivos entre 1996 e 1999, a marca nipónica produziu uma outra versão especial. O Lancer Evolution VI T.M. SCP, limitado às 2500 unidades, recebeu bancos Recaro com a inscrição de Tommi Mäkinen, jantes Enkei de 17 polegadas, volante em pele da Momo e sofreu modificações na suspensão e no pára-choques dianteiro.

RELACIONADO: Como novo: Mitsubishi Evo IX de 2006 com apenas 15 km está à venda