Notícias Kia EV6. As primeiras imagens do novo crossover exclusivamente elétrico

Revelação

Kia EV6. As primeiras imagens do novo crossover exclusivamente elétrico

O Kia EV6 é o primeiro modelo exclusivamente elétrico da marca sul-coreana e com ele é estreada uma "filosofia de design".

Kia EV6 Ver vídeo

Menos de uma semana depois sobre a revelação do seu nome e já temos as primeiras imagens do novo Kia EV6, o primeiro modelo da marca concebido de raíz para ser apenas e só elétrico.

O Kia EV6 assume os contornos de um crossover e será também o primeiro do fabricante sul-coreano a assentar sobre a E-GMP, a plataforma dedicada para veículos elétricos do Hyundai Motor Group, que será estreada pelo já revelado Hyundai IONIQ 5.

Além da e-GMP, pouco ou nada se sabe sobre a nova proposta elétrica da Kia, com as informações sobre as suas especificações a serem remetidas para a sua apresentação oficial no final deste mês, de acordo com a marca.

TEM DE VER: Kia vai lançar 7 novos elétricos até 2026
Kia EV6

Opposites United

O foco está, assim, no design do Kia EV6. Afinal, é o primeiro a estrear a nova “filosofia de design” da marca, Opposites United (opostos unidos), que acabará por se expandir a todos os modelos da Kia.

De acordo com a marca, esta filosofia inspira-se nos “contrastes encontrados na natureza e humanidade”. No âmago desta nova filosofia de design está uma nova identidade visual que “evoca forças positivas e energia natural”, combinado de forma contrastante com formas esculturais e elementos de estilo acutilantes.

Kia EV6

Esta filosofia de design assenta em cinco pilares: “Bold for Nature” (Ousado para a Natureza), “Joy for Reason” (Alegria para Razão), “Power to Progress” (Poder para o Progresso), “Technology for Life” (Tecnologia para a Vida) e “Tension for Serenity” (Tensão para a Serenidade).

"Queremos que os nossos produtos forneçam uma experiência natural e instintiva, capaz de melhorar o dia a dia dos nossos clientes. O nosso objetivo é conceber a experiência física da nossa marca e criar veículos elétricos originais, criativos e excitantes. As ideias dos nossos designers e o propósito da marca estão a ficar mais ligados do que nunca, com os nossos clientes a estarem no centro do que fazemos e a influenciar todas as decisões que tomamos."

Karim Habib, vice presidente senior e diretor de design
O NOSSO VEREDITO: Ansiedade com a autonomia? Nenhuma. Testámos o elétrico Kia e-Niro

Digital Tiger Face

De acordo com a Kia, o exterior do EV6 é uma “representação poderosa” do pilar “Power to Progress”. Talvez o aspeto mais relevante é o desaparecimento da grelha “Tiger Nose” (nariz de tigre), que tem marcado a face de todos os Kias da última década. Ao invés, a Kia fala-nos da progressão do “Tiger Nose” para uma “Digital Tiger Face” (face digital de tigre).

O “Tiger Nose” passa a ser evocado pela combinação das óticas dianteiras com a fina abertura que as une, com as primeiras a prolongarem-se até aos arcos das rodas. As novas óticas dianteiras destacam-se também por integrarem um padrão luminoso dinâmico “sequencial”. A frente é marcada ainda, na sua parte inferior, por uma abertura a toda a largura, que permite a otimização do fluxo de ar através e por baixo do carro.

Mas é atrás que encontramos o aspeto mais original de design do Kia EV6. As suas óticas traseiras prolongam-se também a toda a largura (tal como na frente, começam nos arcos de rodas traseiros) do modelo, com o seu desenvolvimento arqueado a formar igualmente um spoiler traseiro.

O perfil do crossover elétrico assume-se bastante dinâmico, onde tanto o para-brisas como o pilar C (tipo flutuante) surgem com uma forte inclinação.

VEJA TAMBÉM: Kia Sorento HEV. Pré-reservas abertas para o novo SUV híbrido

Espaçoso e moderno

A nova plataforma dedicada E-GMP permitirá que o Kia EV6 tenha cotas internas muito generosas e o design do interior reflete a nova filosofia de design. O painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento passam a ser um único, ininterrupto e também curvo elemento.

Esta solução promete uma perceção de espaço e arejamento, ao mesmo tempo que promete uma experiência de utilização mais imersiva. Como tem sido a norma nos últimos tempos, também este novo interior da Kia reduz ao mínimo os botões físicos: temos algumas teclas de atalho e comandos separados para o sistema de climatização. No entanto, os botões são do tipo tátil com resposta háptica.

Uma última nota para os bancos, que a Kia diz serem “finos, leves e contemporâneos”, revestidos a tecido criado com recurso a plásticos reciclados.

Sabe esta resposta?
Qual a lotação máxima do Peugeot 5008?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot 5008 GT (2021). Será que os 7 lugares compensam?