Notícias Mercedes-Benz EQE SUV. O rival do BMW iX já está a caminho

Fotos-espia

Mercedes-Benz EQE SUV. O rival do BMW iX já está a caminho

Depois de termos conhecido a berlina elétrica EQE, a Mercedes-Benz já prepara o SUV correspondente, que deverá chegar em 2023.

fotos-espia Mercedes-Benz EQE SUV
© Razão Automóvel

Ainda não sabemos se EQE SUV será a denominação final do novo SUV elétrico da Mercedes-Benz, por isso e por agora, continuemos a chamá-lo assim, não podendo ser mais claro sobre do que este modelo se trata.

Ou seja, da mesma forma que do maior EQS irá derivar um SUV — antecipado no Salão de Munique por um protótipo para Mercedes-Maybach —, também a berlina elétrica EQE, um pouco mais pequena, terá um SUV correspondente.

E as fotos-espia mostram precisamente um dos protótipos de testes do EQE SUV durante os testes de inverno.

VEJAM TAMBÉM: O Mercedes-Benz Classe A Sedan vai renovar-se. O que muda?
fotos-espia Mercedes-Benz EQE SUV
© Razão Automóvel

Podemos constatar, logo de imediato, e mesmo com camuflagem, é que os seus contornos parecem estar muito próximos dos do maior EQS SUV, refletindo a relação visual próxima, talvez em demasia, entre as berlinas EQE e EQS.

Ou seja, deveremos esperar um SUV 100% elétrico de linhas suaves e fluídas, dando prioridade a um baixo coeficiente de resistência aerodinâmica, ainda que, devido à sua morfologia, não vá conseguir ser tão eficaz como a berlina da qual deriva.

fotos-espia Mercedes-Benz EQE SUV
© Razão Automóvel

Apesar de só estar previsto para 2023, este protótipo de testes parece estar numa fase avançada, estando já equipado com os manípulos das portas definitivos (à face da carroçaria), como com as óticas dianteiras e traseiras finais. Poderá ser que ainda o vejamos ser revelado em 2022?

O que já sabemos?

O EQE SUV deverá assumir-se como o rival mais direto do BMW iX já em comercialização e podemos juntar ainda o veterano, mas recentemente atualizado, Tesla Model X à lista.

fotos-espia Mercedes-Benz EQE SUV
© Razão Automóvel

Tal como o EQS e o EQE, o novo EQE SUV também vai assentar sobre a plataforma dedicada da Mercedes-Benz para elétricos, a EVA (Electric Vehicle Architecture). Isto significa que o chão da plataforma será preenchido com baterias, o que deverá dar a este SUV um centro de gravidade mais baixo do que o de muitos automóveis convencionais.

Também o espaço interior promete ser amplo, com a potencial benesse da carroçaria mais alta poder permitir uma posição mais confortável para os passageiros, sobretudo a relação entre a altura dos pés (mais elevada que num carro de combustão por «culpa» das baterias posicionadas no chão) e a altura do assento.

fotos-espia Mercedes-Benz EQE SUV
© Razão Automóvel

Na foto-espia acima conseguimos ter um vislumbre do interior do futuro EQE SUV e é previsível que partilhe-o, praticamente na íntegra, com o da berlina.

Não parece de todo ser o MBUX Hyperscreen, o mega-ecrã (na realidade são três) de 141 cm de largura estreado pelo EQS e que também deverá encontrar lugar no EQE SUV — como lembrete, até agora foi a única opção vista no EQE berlina.

Motorizações idênticas às da berlina

De momento, o EQE berlina foi apenas revelado na versão 350, com um motor elétrico de 215 kW (292 cv) montado no eixo traseiro, alimentado por uma bateria de 90 kWh, o que permitirá uma autonomia entre 545 km e 660 km.

fotos-espia Mercedes-Benz EQE SUV
© Razão Automóvel

É muito provável que vejamos a mesma opção equipar o EQE SUV, ainda que com uma autonomia inferior. Mas para fazer jus ao facto de ser um SUV, é de esperar que surja logo disponível com uma variante de quatro rodas motrizes (e dois motores elétricos, um por eixo). No caso do EQE berlina ainda não foram avançadas especificações em concreto sobre essa versão, apesar de ter sido anunciado que a teria.

TÊM DE VER: Mercedes-AMG EQE 53 já foi “apanhado” em testes de estrada

Quase ao mesmo tempo que o EQE berlina estava a ser revelado no Salão de Munique em setembro, foi «apanhado» em testes a primeira variante com «cunho» AMG, o EQE 53, que deverá ser muito próximo do EQS 53 — que já tem preços e pode ser encomendado — em técnica e performance. Não apostem contra o EQE SUV ter com uma proposta similar de Affalterbach.