Notícias Um 911 Carrera RS para descobrir o verdadeiro prazer da condução

Arranque a Frio

Um 911 Carrera RS para descobrir o verdadeiro prazer da condução

Um pequeno filme onde um Porsche 911 Carrera RS 2.7 (o primeiro RS) mostra-nos o "prazer real e visceral de condução". Uma receita em falta nos dias de hoje?

porsche 911 carrera rs 2.7

Já tem cinco anos, mas este pequeno filme criado por Andreas Trauttmansdorff continua a apontar certeiro ao coração de todos os entusiastas da condução. Apesar do filme “An Early 911” parecer um repto contra os rápidos, sofisticados e refinados 911 de hoje, poderia muito bem ser um filme dedicado à essência do prazer de condução.

Claro que usar um Porsche 911 Carrera RS 2.7, o primeiro RS de todos e o antecessor “ancestral” dos 911 GT3 RS de hoje, ajuda e muito ao argumento de que no “passado é que era bom”.

Mas podemos retirar outra mensagem do filme: para obter o “prazer real e visceral de condução” (RVDP ou Real Visceral Driving Pleasure, como no filme) talvez não seja necessário a parafernália de itens com que hoje todos os desportivos vêm equipados.

TEM DE VER: A primeira vez ao volante de um «air-cooled»

É como se na procura incessante por mais performance e eficácia diluíssemos o ingrediente essencial do prazer de condução: a ligação entre o condutor e a (muito boa e concebida) máquina.

Não deixa de ter o seu quê de ironia, pois o 911 Carrera RS 2.7 foi concebido precisamente para maior performance e eficácia — talvez a questão esteja mesmo nas “amas-secas” eletrónicas como o filme evidencia…


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes improváveis modelos ajudou a revolucionar a Fórmula 1, servindo de modelo para testar o "efeito de solo"?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1