Fotos-espia

O novo Porsche 911 GT3 RS vai ter a “mãe” de todas as asas

Será que "apanhámos" um 911 com uma enorme asa ou uma enorme asa com um 911? O novo Porsche 911 GT3 RS (992) promete diluir a fronteira entre o circuito e a estrada.

É impossível não reparar nela. O futuro Porsche 911 GT3 RS (992) surge nestas fotos-espia com uma asa traseira gigante, como se tivesse sido diretamente retirada de um 911 de competição.

A asa traseira tipo “pescoço de ganso” — tal como vimos no novo 911 GT3, revelado não faz muito tempo — ganha no novo 911 GT3 RS dimensões dramáticas e concentra todas as atenções, quase nos distraindo da restante parafernália aerodinâmica.

Tal como no atual 911 GT3 RS, esta é extensa. Na frente podemos observar duas saídas ar sobre o capô dianteiro e um para-choques dianteiro cuja aparência é muito próxima à do 911 GT3. Este une-se a um novo guarda-lamas dianteiro, que é tão dramático como a asa traseira, integrando múltiplas saídas de ar (no topo do guarda-lamas e atrás).

TEM DE VER: Já conhecemos o novo Porsche 911 GT3 (992). Todos os detalhes
Fotos-espia Porsche 911 GT3 RS © Razão Automóvel

Também atrás, por baixo da asa gigante, podemos ver um novo para-choques traseiro, que mantém as saídas de escape ao meio, tal como no 911 GT3, ladeadas por dois difusores de ar. Tendo em conta todo o aparato, quase garantidamente, o novo 911 GT3 RS garantirá elevados níveis de downforce (sustentação negativa) — há recordes no Nürburgring para bater.

Atmosférico e nem um motor elétrico à vista

A aparência de carro de corrida do futuro Porsche 911 GT3 RS (992) será complementada, tal como no GT3 RS atual, por um motor (ainda) atmosférico e… eletrões? Nem vê-los. Trata-se de uma versão do mesmo seis cilindros boxer de 4,0 l de 510 cv que equipa o novo GT3, porém prevê-se que no novo 911 GT3 RS possa vir com potência adicional.

No entanto, como tem sido habitual, não é o número absoluto de cavalos que faz do 911 GT3 RS uma arma tão devastadora em circuito, mas sim toda a eficácia do conjunto — do motor à aerodinâmica, ao chassis. Em nome dessa eficácia para ser mais rápido à volta no circuito, a única transmissão disponível será a PDK (automática de dupla embraiagem) — no 911 GT3 é possível optar por uma manual.

Fica por saber quando veremos o novo Porsche 911 GT3 RS (992). Ou o veremos ser revelado ainda este ano ou no início de 2022.

Sabe responder a esta?
O novo BMW M3 Competition tem quantos cavalos de potência?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Novo BMW M3 Competition (G80). Este ou um Giulia Quadrifoglio?

Mais artigos em Notícias