Drag race

Audi S4 Avant enfrenta BMW M340i Touring e Volvo V60 T8. Qual a mais rápida?

A Audi S4 Avant tem um motor Diesel, a BMW M340i Touring um motor a gasolina e a Volvo V60 T8 um motor híbrido plug-in. Mas qual será a mais rápida?

Nos últimos anos os SUV até podem ter vindo a roubar vendas às carrinhas, no entanto as marcas não parecem prontas para desistir deste formato e graças a isso continuamos a ter carrinhas “desportivas” como a Audi S4 Avant, a BMW M340i Touring e a Volvo V60 T8.

Curiosamente, cada uma adota uma mecânica diferente, revelando desta forma a visão das respetivas marcas acerca do que deve ser uma carrinha mais desportiva.

Face a estas diferentes soluções mecânicas, uma dúvida subsiste na mente de qualquer petrolhead: qual a mais rápida? Para descobrir, os nossos colegas da Carwow recorreram ao método mais vezes usado para tirar estas dúvidas, ou seja, colocaram-nas frente a frente numa drag race.

VÊ TAMBÉM: O Lotus Omega consegue dar mais de 300 km/h… mas tem truque
Drag race carrinhas

As concorrentes

Com os únicos elementos em comum entre as três carrinhas a serem o formato da carroçaria e o recurso a sistemas de tração integral e transmissões automáticas de oito relações, chega a hora de te darmos a conhecer os seus números.

Começando pela Audi S4 Avant, a única com motor Diesel, esta recorre a um 3.0 V6 TDI que surge associado a um sistema mild-hybrid de 48V e oferece 347 cv e 700 Nm. Estes números asseguram que os 1825 kg da S4 Avant chegam até aos 100 km/h em 4,9s e até aos 250 km/h de velocidade máxima.

Com 1745 kg, a BMW M340i xDrive Touring (é este o seu nome completo) conta com um seis cilindros em linha turbo com 3.0 l a gasolina capaz de debitar 374 cv e 500 Nm que lhe permitem alcançar os 100 km/h em apenas 4,5s e uma velocidade máxima de 250 km/h.

Por fim, a Volvo V60 T8 apresenta-se com uma mecânica híbrida plug-in que “casa” um 2.0 l de quatro cilindros turbo a gasolina a um motor elétrico para obter uma potência máxima combinada de 392 cv e um binário de 640 Nm.

Mais pesada que as suas rivais (a balança acusa 1990 kg), a V60 T8 alcança os 100 km/h em 4,9s mas, tal como todos os Volvo, vê a sua velocidade máxima limitada aos 180 km/h.

Feitas as apresentações, será que a maior potência da carrinha sueca chega para esta bater as suas rivais alemãs? Ou o maior peso acaba por “passar a fatura”? Para que descubras deixamos-te aqui o vídeo:

Sabes responder a esta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2

Mais artigos em Notícias