Notícias Audi RS 6 GTO. É assim que se celebra os 40 anos do quattro

Apresentação

Audi RS 6 GTO. É assim que se celebra os 40 anos do quattro

Foi há 40 anos que a denominação quattro surgiu na Audi. Entre vários eventos e novidades programadas surge esta insana RS 6 GTO em homenagem ao também "de doidos" 90 quattro IMSA GTO.

Audi RS 6 GTO

A fantástica Audi RS 6 GTO que vêem nas imagens é criação de um grupo de aprendizes da fábrica da Audi em Neckarsulm, liderados pelo diretor de design da Audi, Marc Lichte, e, como podemos imaginar, não está prevista chegar à linha de produção.

Como a denominação deixa adivinhar, a RS 6 GTO é baseada na já de si visualmente musculada RS 6 Avant. As imagens não foram acompanhadas de mais especificações, pelo que presumimos que, por baixo das novas vestes, temos os mesmos números do modelo de produção. Ou seja, 600 cv e 800 Nm entregues pelo V8 twin turbo com 4,0 l de capacidade, com tração ás… quattro através de uma caixa automática de oito velocidades.

As exuberantes roupagens desta RS 6 GTO são uma homenagem a um monstro dos circuitos: o Audi 90 quattro IMSA GTO, que competiu no campeonato homónimo em 1989 com resultados devastadores… para a concorrência.

Audi 90 quattro IMSA GTO
Audi 90 quattro IMSA GTO

Mesmo não tendo participado em todas as provas do campeonato, o 90 quattro IMSA GTO foi dominador, tendo permitido à Audi alcançar o segundo lugar no campeonato desse ano. Um carro sobre o qual a Razão Automóvel já se debruçou de forma mais pormenorizada. Recorda essas palavras:

TENS DE VER: A época em que Stuck e a Audi mostravam o rabo à concorrência
Audi RS 6 GTO

Regressando à RS 6 GTO é visível a ligação ao 90 quattro IMSA GTO. A começar na decoração exterior e a acabar naqueles enormes tampões de cor branca sobre as rodas, passando pelo generoso spoiler traseiro de cor vermelha e pelos escapes laterais, à la 90 quattro — será que serão verdadeiros? A frente da RS 6 Avant que já tratava a agressividade visual por tu, ficou ainda mais agressiva, com a Single Frame e as entradas de ar inferiores quase fundidas numa só.

Por dentro, esqueçam o levar da família e do gato — só há lugar para o condutor e um passageiro, que ficam encaixados em duas baquets. Os lugares traseiros foram removidos e no seu lugar, expandindo-se pelo habitáculo, vemos uma substancial roll cage.

Como dissemos logo ao início, não se prevê que esta criação insana dê origem a uma qualquer edição limitada, mas a Audi revelará publicamente a RS 6 GTO num futuro evento.

Depois do Audi TT RS 40 years of quattro — uma edição especial apenas para a Alemanha — a RS 6 GTO é o segundo modelo a surgir nas comemorações do 40º aniversário da quattro na Audi. Por aqui esperamos que decidam também homenagear, após ver esta RS 6 GTO, o quattro pelo qual todos nos sentimos intimidados: o Audi Sport Quattro S1.

Audi RS 6 GTO