Notícias Como novo. Este Volkswagen Golf Diesel de 1980 procura outro dono

Venda

Como novo. Este Volkswagen Golf Diesel de 1980 procura outro dono

Se queres um Volkswagen Golf Diesel novo, mas a atual geração é demasiado tecnológica para o teu gosto, este exemplar de 1980 pode ser a solução.

Volkswagen Golf GLD Mk1
Silverstone Auctions

Um dos modelos mais icónicos da história da Volkswagen (e até da indústria automóvel), hoje um clássico por mérito próprio, este Volkswagen Golf Diesel é um achado.

A versão GTI pode ser a mais desejada, mas este exemplar de que te falamos hoje também merece destaque. Afinal trata-se do primeiro Golf Diesel, o GLD, aqui com carroçaria de cinco portas, equipado com o bloco de 1,5 l, atmosférico, e apenas 50 cv. No entanto, captou a nossa atenção também por outro motivo.

Com 40 anos de idade, esta unidade em estado original (não restaurada), conta apenas 738 milhas percorridas (cerca de 1188 km), tendo uma peculiar história que te damos a conhecer nas próximas linhas.

VÊ TAMBÉM: O Volkswagen Carocha é pequeno? Não tem problema, faz-se um maior

Comprado, mas nunca usado

Comprado novo em 1980 na Holanda para “fugir” aos impostos britânicos, este Volkswagen Golf Diesel tinha uma missão curiosa: substituir o outro Golf do seu proprietário quando este ficasse velho e acabado (um pouco à semelhança desta história).

Feito o negócio, o intermediário responsável pelo mesmo decidiu que era boa ideia conduzir o Golf Diesel deste a Holanda até Cornwall onde morava o proprietário do carro e entregá-lo pessoalmente, curiosamente, esta seria a maior viagem alguma vez feita por este carro.

VÊ TAMBÉM: Josef Juza, o limpa-chaminés que tem 114 Volkswagen Golf na garagem

É que uma vez na sua nova casa este Golf deparou-se com um “problema”: a famosa fiabilidade destes modelos. Os anos foram passando (15 para sermos mais precisos) e ao contrário do que o seu dono pensara, o seu outro Golf nunca se cansou.

O resultado? Este exemplar acabou fechado numa garagem durante 20 anos sem ter sido registado ou submetido à inspeção periódica obrigatória britânica, a famosa MOT.

Ao longo desse período apenas fez duas viagens: uma para visitar a oficina oficial para um pequena alteração mecânica e a outra em novembro de 1999 para ser, finalmente, registado e submetido à MOT. Tudo isto com apenas 561 milhas (903 km) no odómetro!

Ainda em 1999, e após ter registado o “novo” Volkswagen Golf Diesel, o seu proprietário decidiu vendê-lo a um colecionador que, desde então, percorreu menos de 200 milhas (321 km) ao volante deste exemplar imaculado.

VÊ TAMBÉM: Este Opel Corsa B é o mais recente membro do “clube 1 milhão de quilómetros”

Um exemplar famoso

Capa da revista “VW Motoring” em agosto do ano 2000, este Volkswagen Golf nunca foi alvo de nenhum restauro e conta ainda com toda a documentação original, inclusive os documentos da sua importação para o Reino Unido.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen restaura o Golf BiMotor que participou em Pikes Peak

Agora, com 40 anos e menos de 2000 km percorridos este Golf vai ser leiloado pela Silverstone Auctions sem ter definido um preço base o que nos leva a perguntar-te: quanto achas que vale esta autêntica máquina do tempo?

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volkswagen ID.4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen ID.4. Tudo sobre o novo membro da família ID
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen ID.4. Tudo sobre o novo membro da família ID