Notícias BMW 320is produzido para Portugal e Itália está à venda no… Canadá

Venda

BMW 320is produzido para Portugal e Itália está à venda no… Canadá

Criado para "fugir" ao imposto automóvel e comercializado apenas em Portugal e Itália, este BMW 320is surgiu agora à venda no Canadá num estado imaculado.

BMW 320is
Hemmings

A fiscalidade automóvel tem destas coisas e enquanto na África do Sul a BMW criou o 333i (E30) para compensar a ausência do icónico M3 (E30), em Portugal e em Itália a solução para contornar os pesados impostos que se abatiam sobre os carros com cilindradas mais elevadas, foi o BMW 320is.

Bem mais raro que o mais desejado M3 (E30) — do 320is produziram-se 2540 unidades, do M3 (E30) foram 18 843 —, o BMW 320is contava com uma versão mais “domesticada” do motor que animava o M3 contemporâneo.

Apesar de recorrer ao motor S14B20 do M3 (E30), o 320is viu a cilindrada descer dos 2.3 l do M3 para os 2.0 l, para ficar abaixo do penalizador escalão dos motores com mais de 2000 cm3.

VÊ TAMBÉM: Só há duas BMW M5 Touring E34 com este azul, e esta está à venda

No que à potência diz respeito, esta fixava-se nos excelentes 192 cv e 210 Nm, um valor que não envergonhava perante os 200 cv com que o M3 (E30) se apresentava originalmente. Já a transmissão estava a cargo de uma caixa Getrag 265 de rácio curto de cinco relações com o curso dog-leg (a primeira engrena-se para trás).

A suspensão é também da divisão M, mas o BMW 320is não contava com a panóplia de acessórios que adornavam a carroçaria do M3. No entanto, tal não significa que não tivesse alguns detalhes que lhe permitiam distinguir-se dos seus “irmãos”.

O exemplar à venda

Feita a devida apresentação do BMW 320is, é altura de te darmos a conhecer melhor o exemplar que se encontra à venda no Canadá.

Produzida a 11 de abril de 1990, este 320is foi um dos últimos a sair da fábrica da BMW em Regensberg. Importado dos EUA para o Canadá, a sua história antes de imigrar para o lado de lá do Atlântico é uma incógnita — foi importado de Portugal, Itália? Não sabemos ao certo, mas há documentos que indicam que terá, algures na sua existência, circulado por Itália.

VÊ TAMBÉM: BMW 767 iL “Goldfisch”. O derradeiro Série 7 com um colossal V16

O que sabemos é que não tem sido um clássico de garagem, sendo usado com frequência e contando já com 175 mil quilómetros. Apesar disto tanto o exterior como o interior este apresentam-se em muito bom estado, tendo já sido restaurado.

Quase totalmente de série, a maioria das concessões a essa originalidade encontram-se na suspensão. As barras estabilizadoras e as molas são da H&R e os amortecedores Bilstein B6 também não são de série. O resultado final destas alterações foi um decréscimo de cerca de 2,54 cm (uma polegada) da altura ao solo.

Por fim, também o silenciador de escape original foi substituído por um da Supersprint. Equipado com opcionais como o teto de abrir elétrico, este BMW 320is conta ainda com “luxos” como o fecho central, ABS ou os vidros elétricos.

Por esta altura já te deves estar a questionar acerca do preço pedido por este raro BMW. Anunciado no site da Hemmings, este BMW 320is está disponível por 29 900 dólares, cerca de 25 400 euros.

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do novo Hyundai i20 N?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai i20 N. 204 cv, caixa manual e mira apontada ao Ford Fiesta ST