Notícias Quem criou os bancos axadrezados e a bola de golfe do Golf GTI?

Arranque a Frio

Quem criou os bancos axadrezados e a bola de golfe do Golf GTI?

Os bancos de padrão axadrezado e a bola de golfe da manete da caixa, marcam o Volkswagen Golf GTI desde o seu início — quem é que os criou?

Volkswagen Golf GTI I

Por trás dos marcantes elementos que até hoje fazem parte do Volkswagen Golf GTI — bancos de padrão axadrezado e a bola de golfe da manete da caixa manual —  está uma das primeiras mulheres designers contratada pela Volkswagen, Gunhild Liljequist.

A pintora de porcelana e designer de embalagens para doces de chocolate começou a trabalhar no Departamento de Tecidos e Cores da Volkswagen em 1964, com 28 anos, e por lá ficou até 1991.

Foi ela a responsável por desenhar vários elementos do interior do primeiro Golf GTI (1976), tendo em conta as pretensões desportivas do modelo. O que justifica o padrão axadrezado, hoje apelidado de Clark Plaid:

“O preto era desportivo, mas eu também queria cor e qualidade. Tirei muita inspiração das minhas viagens à Grã-Bretanha e deixei-me sempre levar pelos tecidos de alta qualidade com padrões axadrezados… pode-se dizer que há um elemento de desportividade britânica no GTI.”

E a bola de golfe? “Isso foi uma ideia puramente espontânea! Apenas expressei alto as minhas associações entre a desportividade e o golfe: “e se a manete fosse uma bola de golfe?””

Houve resistência no aceitar destas soluções, mas hoje são indissociáveis do Golf GTI.

VÊ TAMBÉM: O novo Volkswagen Golf vai ser assim

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi criada a divisão Volkswagen R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen R também recebe novo logótipo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen R também recebe novo logótipo