Venda

Só há duas BMW M5 Touring E34 com este azul, e esta está à venda

Como se não fosse especial o suficiente, esta BMW M5 Touring E34 de 1995 é uma de apenas duas feitas com este tom Santorini Blue.

Até agora só houve duas gerações de carrinhas com o selo BMW M, a M5 Touring E60 (2007-2010) e a M5 Touring E34 (1992-1995), aqui retratada.

Como dá para perceber não são muito comuns e, para mais, o seu tempo de produção foi sempre inferior ao dos sedãs correspondentes, o que ajuda a justificar também os números de produção mais baixos.

Por exemplo, da geração E34 só foram produzidas 891 M5 Touring, contra… 11 989 M5 sedã. Números que apenas tornam mais especial o momento em que encontramos uma na estrada, ou até à venda, como acontece com o exemplar que te trazemos hoje.

VÊ TAMBÉM: Oficial. Pela primeira vez na história, vai haver uma BMW M3 carrinha
BMW M5 Touring E34 © Enthusiast Auto Group

E como se já não fosse especial o suficiente, esta BMW M5 Touring E34 à venda pelo Enthusiast Auto Group (EAG), produzida no final de 1994 e registada em 1995 (o último ano de produção da geração E34), é uma de “apenas e só” duas unidades feitas em Santorini Blue. O interior não lhe fica atrás em exclusividade, em napa Lotus White, a contrastar com as aplicações em pele azul.

Ao pertencer à última leva de M5 produzidos, vem também com a última iteração do S38 (S38B38), o bloco de seis cilindros em linha e 3,8 l de capacidade, capaz de debitar muito saudáveis 340 cv às 6900 rpm e lançar a M5 Touring até aos 100 km/h em 6,1s.

BMW M5 Touring E34 © Enthusiast Auto Group

Os últimos M5 E34, onde se inclui esta unidade, receberam mais atualizações, como uma caixa manual de seis velocidades, um sistema de travagem majorado, jantes de 18″ M-Parallel, barras estabilizadoras mais espessas e a suspensão Nürburgring EDC (controlo eletrónico).

A unidade em questão foi registada originalmente na Alemanha e usada regularmente na autobahn (de acordo com a descrição do vendedor), tendo sido importada para os EUA, já pelo segundo dono, no ano 2000.

BMW M5 Touring E34 © Enthusiast Auto Group

A EAG adquiriu-a em 2006, com o conta-quilómetros a marcar 143 000 km — tem agora 155 000 km. Foi alvo de um extenso trabalho de recuperação mecânica: desde os mais variados aspetos do motor (da corrente de distribuição às juntas), à travagem (novos discos com maxilas reconstruídas) e suspensão (novos braços de suspensão a casquilhos).

Durante esses trabalhos foram efetuados também alguns melhoramentos ao nível do motor que incluiu desde a adição de um chip Mark DaSylva Performance, a novos componentes como árvore de cames, escape, um novo diferencial traseiro, e um kit para passagens de caixa mais rápidas.

VÊ TAMBÉM: BMW M3 Touring E46. Nunca houve uma carrinha M3, mas esteve perto de acontecer

O preço final não é anunciado, mas qual o resultado final da recuperação e melhoramentos? A EAG publicou um vídeo onde é possível ver e… ouvir esta muito especial BMW M5 Touring E34 em andamento:

 

Mais artigos em Notícias