Notícias O Ford Bronco original quase que nascia Ford Wrangler

Arranque a Frio

O Ford Bronco original quase que nascia Ford Wrangler

Um dos nomes sugeridos para o Bronco original foi o de… Ford Wrangler. No entanto, às vezes, a primeira ideia para um nome é mesmo a melhor.

Ford Bronco

Ford Wrangler? Aos nossos ouvidos pode soar estranho, pois Wrangler é nome de Jeep. Mas este só surgiria em 1987, sendo conhecido nas décadas anteriores como Jeep CJ — o Ford Bronco foi lançado em 1966.

Wrangler (alguém que lida, sobretudo, com cavalos) era um nome “sem dono”, e era um dos que estava em cima da mesa para o novo modelo da Ford, pois adaptava-se bem ao caráter e capacidades que a marca norte-americana planeava.

Curiosamente, quando iniciou o desenvolvimento do projeto, em 1963, este ganhou o nome interno de Bronco (cavalo selvagem ou semi-domesticado). A razão? A Ford queria que o desportivo Mustang tivesse um parceiro 4×4, pelo que mantiveram a temática equestre — Mustang é o nome de uma raça de cavalos.

TENS DE VER: Os pneus Goodyear do Ford Bronco vão ter o nome escondido. Sabes porquê?

Só podemos imaginar quantas discussões devem ter havido para chegar ao nome final, mas, curiosamente, foi nome original do projeto que acabou por vingar. E que agora o podemos ver representado não só no símbolo, como também neste anúncio da altura (acima), com o Bronco a replicar o lado mais selvagem do… Bronco.

Mas e se tivesse nascido Ford Wrangler? Como se chamaria hoje o modelo homónimo da Jeep?


Sobre o “Lembras-te deste?”. É a rubrica da Razão Automóvel dedicada a modelos e versões que de alguma forma se destacaram. Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Embarca connosco nesta viagem no tempo aqui na Razão Automóvel.

Sabe esta resposta?
Qual o motor que equipa o Renault Clio Bi-Fuel?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Renault Clio a GPL. Utilitário (económico) e com orgulho