Arranque a Frio

O Ford Bronco original quase que nascia Ford Wrangler

Um dos nomes sugeridos para o Bronco original foi o de… Ford Wrangler. No entanto, às vezes, a primeira ideia para um nome é mesmo a melhor.

Ford Wrangler? Aos nossos ouvidos pode soar estranho, pois Wrangler é nome de Jeep. Mas este só surgiria em 1987, sendo conhecido nas décadas anteriores como Jeep CJ — o Ford Bronco foi lançado em 1966.

Wrangler (alguém que lida, sobretudo, com cavalos) era um nome “sem dono”, e era um dos que estava em cima da mesa para o novo modelo da Ford, pois adaptava-se bem ao caráter e capacidades que a marca norte-americana planeava.

Curiosamente, quando iniciou o desenvolvimento do projeto, em 1963, este ganhou o nome interno de Bronco (cavalo selvagem ou semi-domesticado). A razão? A Ford queria que o desportivo Mustang tivesse um parceiro 4×4, pelo que mantiveram a temática equestre — Mustang é o nome de uma raça de cavalos.

TENS DE VER: Os pneus Goodyear do Ford Bronco vão ter o nome escondido. Sabes porquê?

Só podemos imaginar quantas discussões devem ter havido para chegar ao nome final, mas, curiosamente, foi nome original do projeto que acabou por vingar. E que agora o podemos ver representado não só no símbolo, como também neste anúncio da altura (acima), com o Bronco a replicar o lado mais selvagem do… Bronco.

Mas e se tivesse nascido Ford Wrangler? Como se chamaria hoje o modelo homónimo da Jeep?


Sobre o “Lembras-te deste?”. É a rubrica da Razão Automóvel dedicada a modelos e versões que de alguma forma se destacaram. Gostamos de recordar as máquinas que outrora nos fizeram sonhar. Embarca connosco nesta viagem no tempo aqui na Razão Automóvel.

Sabes responder a esta?
Qual o motor que equipa o Renault Clio Bi-Fuel?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Testámos o Renault Clio a GPL. Utilitário (económico) e com orgulho

Mais artigos em Notícias