Notícias Bugatti Divo. As primeiras entregas do “Chiron GT3 RS” já começaram

Lançamento

Bugatti Divo. As primeiras entregas do “Chiron GT3 RS” já começaram

Depois de dois anos de desenvolvimento, as primeiras das 40 unidades do Bugatti Divo, a variante "hardcore" do Chiron começam a ser entregues este ano.

Bugatti Divo

Revelado em Pebble Beach há já dois anos, o Bugatti Divo, uma espécie de Porsche 911 GT3 RS do Bugatti Chiron começa agora a ser entregue aos seus felizes proprietários.

Com uma produção limitada a apenas 40 unidades, cada exemplar do Bugatti Divo custa, no mínimo, cinco milhões de euros.

Ora, numa altura em que o exclusivo hiperdesportivo começa a ser entregue, a Bugatti decidiu levantar um pouco mais o véu sobre o desenvolvimento do Divo.

VÊ TAMBÉM: Bugatti Veyron faz 15 anos. A história que tu (provavelmente) não conheces
Bugatti Divo

O desenvolvimento de um hiper-desportivo

Destinado a ser diferente do Chiron e integrando sugestões dos clientes da Bugatti, o Divo nasceu com um objetivo: “ser mais desportivo e ágil em curva, mas sem sacrificar o conforto”.

Para o fazer, os engenheiros da Bugatti trabalharam em todas as áreas, desde o chassis até à aerodinâmica passando pela sempre importante “dieta”.

Para afinar o chassis e a suspensão, o Bugatti Divo fez mais de 5000 km de testes dinâmicos. Já no que à dieta diz respeito, o Divo perdeu 35 kg face ao Chiron — um valor algo modesto, temos de reconhecer…

VÊ TAMBÉM: Conduzimos o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse. O dia em que alcançámos 345 km/h
Bugatti Divo

O que mudou na aerodinâmica?

O Bugatti Divo é capaz de agora gerar mais 90 kg de downforce que o Chiron, graças à conceção de um novo pacote aerodinâmico — a 380 km/h atinge os 456 kg. Passa também a ser capaz de suportar acelerações laterais até 1,6g.

Entre as diferenças aerodinâmicas relativamente ao Chiron, encontramos uma nova asa ativa, 23% maior, e que também funciona como travão aerodinâmico; um difusor traseiro redesenhado; e há uma nova nova entrada de ar no tejadilho, assim como outras soluções aerodinâmicas destinadas a melhorar a refrigeração do imenso e possante W16 e, claro, dos travões.

 

Por fim, no que diz respeito à mecânica, esta é transposta, sem alterações, Chiron. Ou seja, o Bugatti Divo recorre ao W16 8.0 litros e 1500 cv de potência.

No entanto, curiosamente, a velocidade máxima do Bugatti Divo é de “apenas” 380 km/h face aos 420 km/h do Chiron. Otimizado para um superior desempenho em curva, e capaz de gerar maiores níveis de downforce, não surpreende que tenha perdido velocidade de ponta, mas ainda assim, o valor não é nada modesto.

VÊ TAMBÉM: Pur Sport: mais leve, mais “downforce” e caixa mais curta. O Bugatti Chiron certo para as curvas?
Bugatti Divo

A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Bugatti Type 10?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 110 anos que nasceu o primeiro automóvel da Bugatti