Notícias Recordemos o Fiat Panda 4×4, a mais improvável lenda do offroad

Arranque a Frio

Recordemos o Fiat Panda 4×4, a mais improvável lenda do offroad

O Fiat Panda comemora este ano 40 primaveras. E para abrir as festividades, teríamos de começar pela sua versão mais lendária e aclamada, o Panda 4x4, lançado em 1983.

Fiat Panda 4x4 1980 Ver vídeo

O Fiat Panda, revelado em 1980, é uma das obras maiores de Giorgetto Giugiaro, e também achamos que é a ele que devemos agradecer o facto de haver um Panda 4×4.

No mesmo ano que foi lançado o Panda de produção, Giugiaro, através da sua Italdesign, revelou dois protótipos: o Panda Offroader e o Panda Strip. Ambos equipados com um sistema de tração às quatro rodas da austríaca Steyr-Puch (a mesma que equipava os G da Mercedes).

Deve ter causado algum impacto pois, em 1983, o Fiat Panda 4×4 acabaria mesmo por ver a luz do dia. Via o seu chassis reforçado, distância ao solo acrescida e ganhava o seu motor mais potente (à data) proveniente da Autobianchi: um quatro cilindros com 1.0 l e 48 cv.

Sim, não é um todo o terreno puro e duro: não tem redutoras (mas tem uma primeira muito curta) ou bloqueio de diferencial, mas as capacidades do pequeno Panda 4×4 fora de estrada já ganharam o estatuto de lenda — não faltam clubes por essa Europa fora, incluindo Portugal, onde os seus proprietários o demonstram constantemente.

O filme, dos arquivos da Fiat, deixa conhecer em mais detalhe, tudo sobre o Panda 4×4. A não perder…

VÊ TAMBÉM: Os SUV estão caros? Que tal cinco citadinos de “calças arregaçadas” por menos de 15 mil euros

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia do novo Fiat 500 100% elétrico?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Apenas em elétrico. O Novo 500 já pode ser pré-reservado