Notícias Mercedes-Benz Classe G chega às 300 mil unidades

Puro e duro

Mercedes-Benz Classe G chega às 300 mil unidades

Foi produzida a unidade número 300.000 do veterano Mercedes-Benz Classe G. Já falta pouco tempo para conhecermos o seu sucessor.

Mercedes-Benz Classe G 300000

O Mercedes-Benz Classe G persiste. Para lá dos requisitos crescentes em segurança, conforto ou emissões, o veterano modelo da marca da estrela continua ainda em funções. A sua produção iniciou-se em 1979 nas instalações da Magna Steyr na Áustria atingindo, 38 anos depois, o marco das 300 mil unidades produzidas.

Um feito notável, considerando a especificidade e os preços do modelo alemão. Inicialmente concebido para uso militar, rapidamente ganhou fãs um pouco por todo o planeta, pelas suas capacidades e robustez. A sua longevidade é assinalável, permanecendo essencialmente o mesmo modelo ao longo de quase quatro décadas, mas sofrendo diversas atualizações ao nível dos motores e interiores, de modo a preencher os requisitos dos clientes e também dos regulamentos.

A unidade 300.000, na cor Designo Mauritus Blue Metallic, vem equipada com o mais recente V8 da Mercedes-Benz: 4.0 litros, twin-turbo. O interior apresenta bancos revestidos em pele negra com costuras em branco. Para rematar o conjunto foi incluído o pacote Off-Road – jantes de 16 polegadas, pneus todo-o-terreno, proteções nos faróis e barras no tejadilho.

Esta unidade não será entregue a nenhum cliente, mas servirá de demonstrador dos atributos do Classe G e como protagonista em eventos da Mercedes-Benz.

O Classe G tem sido produzido pela Magna Steyr, em Graz, na Áustria em nome da Mercedes-Benz desde 1979. Hoje, o nosso ícone todo-o-terreno tem mais sucesso do que nunca. A produção do Classe G 300.000 é um marco impressionante.

Gunnar Güthenke, Diretor dos Produtos Todo o Terreno da Mercedes-Benz

Este sucesso pode ser confirmado pelo recorde de vendas conseguido em 2016, com o Classe G a atingir o marco das 20 mil unidades vendidas. Nada mal para os 38 anos de vida…

W464 quase a chegar

Perante o sucesso do atual Classe G (W463), a Mercedes-Benz prepara-se para dar a conhecer o seu sucessor, ainda este ano. O novo Classe G – W464 – será apresentado publicamente ou no Salão de Frankfurt, em setembro, ou no Salão de Los Angeles, em novembro.

Será um modelo verdadeiramente novo e não uma atualização do modelo atual. A Mercedes-Benz decidiu não arriscar e, exteriormente, o Classe G será bastante próximo daquele que já conhecemos. Apesar da etiqueta “100% novo”, estima-se que até 8% dos componentes do W463 transitarão para o W464.

As maiores alterações ocorrerão a um nível estrutural, com o novo G a crescer em largura cerca de 10 cm, o que trará benefícios para o espaço interior como para o seu comportamento dinâmico. Será também substancialmente mais leve, com os rumores a indicarem reduções de peso de 400 kg em algumas versões.

Também a nível mecânico haverá novidades, com o W464 a fazer uso da mais recente caixa de velocidades automática 9G-Tronic, assim como das últimas motorizações da Mercedes-Benz, prevendo-se que contemple motores de seis, oito e 12 cilindros, a gasolina e a Diesel. A perda de peso associada à nova transmissão deverá resultar em melhorias substanciais no capítulo dos consumos e emissões.

VEJAM TAMBÉM: Mercedes-AMG E 63 S Station, uma carrinha para as férias… 700 cv chegam?

Dos modelos mais recentes da marca, como o Classe E, o W464 deverá herdar todos os equipamentos de segurança. E deverá ser no interior que assistiremos às maiores diferenças relativamente ao atual, com a integração da geração mais recente do sistema de infoentretenimento Command e mais equipamento para o conforto a bordo. Pelo menos no interior, poderemos olhar para o novo Classe G mais como um SUV do que um TT.

Mais sensível é o capítulo acerca das capacidades fora de estrada. Especula-se que algumas das opções mais adequadas para a prática do todo-o-terreno fiquem pelo caminho, como os três diferenciais bloqueáveis ou o eixo rígido dianteiro. Por outro lado, é praticamente certo que a suspensão pneumática faça parte do arsenal do novo Classe G.

Considerando o legado do Classe G, todo o cuidado é pouco quando se trata de interferir com as capacidade “trepadoras” deste ícone.

Mercedes-Benz Classe G 300000