Restauro

Fiat Panda 4×4 de Gianni “L’Avvocato” Agnelli restaurado pela Garage Italia Customs

Este Fiat Panda 4x4 não é um Panda qualquer. Pertenceu ao incontornável Gianni Agnelli, L'Avvocato, o líder histórico da Fiat durante 30 anos, agora restaurado pelo seu neto.

Para se deslocar no resort em São Moritz, na Suíça, Gianni Agnelli, líder histórico incontornável da Fiat, recorria ao modesto mas eficaz Fiat Panda 4×4 — mas para chegar à Suíça de Itália, recorria ao seu helicóptero…

Quem era Gianni Agnelli? Quase dispensa apresentações. Descendente dos fundadores da Fiat, liderou e fez crescer a empresa até a tornar no maior grupo industrial de Itália. L’Avvocato, como era conhecido, também o era pelo seu exímio sentido de estilo nas roupas que vestia, a tender ligeiramente para o excêntrico, mas sempre impecável, elegante, e influenciador.

Lapo Elkann, fundador da Garage Italia Customs, é neto de Gianni e, tal como o seu avô, tem também um sentido muito próprio de estilo e moda, mas com o lado excêntrico bastante acentuado. Uma característica que transparece em todos os aspetos da sua vida, até nas criações automobilísticas que saem da sua empresa.

VÊ TAMBÉM: Fiat Punto. Vencedor Carro do Ano 1995 em Portugal
Fiat Panda 4x4 de Gianni Agnelli

Contenção

Com a missão de restaurar o Fiat Panda 4×4 Trekking que pertenceu ao seu avô Gianni Agnelli, é com agrado que o resultado final é um de contenção, quando comparamos com as outras criações mais coloridas da Garage Italia Customs.

Por fora, o pequeno Panda 4×4 apresenta uma cor cinzento-prateada, destacando-se umas listas azuis escuras e pretas — as cores da família Agnelli — pintadas ao longo da carroçaria, mantendo, de resto, o aparência do modelo de série.

É no interior que vemos as maiores diferenças, mas sempre com excelente sentido de gosto. Lapo Elkann recorreu à Vitale Barberis Canonico, um dos produtores têxteis favoritos do seu avô, para revestirem grande parte do interior do carro — bancos, parte do tablier e painéis das portas. Foi usado um tecido também azul escuro e os bancos, de lado, apresentam um revestimento em pele com o logótipo da Garagem Italia Customs aplicado em termogravura.

O Fiat Panda 4×4 Trekking surgiu na década de 90, e vinha equipado com o famoso 1.1 Fire, com apenas 54 voluntariosos cavalos. O sistema de tração integral era da Steyr Puch — o logótipo ainda permanece na traseira deste Panda — e quando combinado com o baixo peso tornava o Panda 4×4 um inesperado herói dos passeios off-road.

Sabes responder a esta?
O Fiat 500L tem um opcional único no mercado. Qual é?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Fiat 500L tem o melhor opcional de sempre
Em cheio!!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fiat 500L tem o melhor opcional de sempre

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos