Notícias Alfaholics dá pele em fibra de carbono ao Alfa Romeo Giulia (original)

Arte?

Alfaholics dá pele em fibra de carbono ao Alfa Romeo Giulia (original)

A Alfaholics revela a mais recente evolução do seu GTA-R, um Alfa Romeo Giulia (original) agora com uma carroçaria totalmente feita em fibra de carbono.

Alfaholics GTA-R 300 carroçaria fibra de carbono

A Alfaholics está para a Alfa Romeo um pouco como a Singer está para a Porsche (mais especificamente, o 911). Esta empresa britânica não só se dedica a vender peças para vários modelos da histórica marca italiana, como também os restaura. Em destaque? O Alfa Romeo Giulia, não o atual, mas o original, o Type 105 (1962-1977), devido, em grande parte, à sua versão do mesmo, o GTA-R.

O projeto GTA-R nasce devido ao envolvimento da Alfaholics na competição e aos desenvolvimentos que gerou nos seus próprios Alfa Romeo Giulia, com que competiam. Desenvolvimentos que, por sua vez, geraram interesse suficiente para criar este fantástico Giulia re-imaginado.

O que aparenta por fora ser um clássico Alfa Romeo Giulia GTA é bem mais do que isso: painéis em fibra de carbono, componentes em alumínio e titânio, e o motor é uma evolução do 2.0 Twin Spark (de um Alfa Romeo 75), com capacidade elevada até aos 2.3 l e potência a ficar à volta dos 240 cv — não parece muito, mas o GTA-R acusa magros 835 kg, menos que um 4C!

A NÃO PERDER: Estes são os 5 clássicos reimaginados mais desejados
Alfaholics GTA-R 300 carroçaria fibra de carbono
Poderia estar em exibição numa qualquer galeria de arte

O GTA-R foi alvo de várias evoluções ao longo do tempo e esta que te trazemos hoje é a mais recente: uma carroçaria feita na sua totalidade em fibra de carbono.

O Alfaholics GTA-R 290, a última evolução conhecida, já continha vários painéis em fibra de carbono, mas o novo Alfaholics GTA-R 300 (referência à relação peso/potência, ou seja, 300 cv por tonelada), estreará esta nova carroçaria totalmente feita em fibra de carbono.

De acordo com a Alfaholics, ao ser na sua totalidade em fibra de carbono, esta carroçaria irá permitir uma redução de 70 kg sobre os seus GTA-R com carroçaria em aço, e cerca de 38 kg a menos em relação ao mais extremista GTA-R 290.

Isto significa que o novo GTA-R 300 ficará abaixo da barreira dos 800 kg(!). A diferença de massa entre os dois veículos deverá ser ainda maior, pois o GTA-R 300 introduzirá também novos componentes, como uma suspensão em titânio.

O novo Alfaholics GTA-R 300 será produzido num reduzido número de unidades, apenas 20. Quanto custará? Bem, se o preço para o GTA-R 290 ultrapassava alegremente os 200 mil euros, o GTA-R 300 certamente custará ainda mais.

Se não tens estado atento — com tudo o que tem estado a acontecer, não admira —, deixa-nos recordar-te que a sigla GTA, entretanto, regressou à Alfa Romeo:

Sabe esta resposta?
O Alfa Romeo 33 Stradale (1967) vinha com um motor V8. Qual a sua capacidade em litros?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária