Antevisão

A BMW revelou os primeiros dados do iX3. A novidade? Tração traseira

O iX3 só chega em 2020, no entanto, a BMW já revelou alguns dados acerca do seu primeiro SUV elétrico. Para começar, vai ter tração traseira.

Depois de há umas semanas ter revelado os primeiros números do i4, a BMW decidiu agora dar a conhecer os primeiros números do seu primeiro SUV elétrico, o iX3.

Revelado sob a forma de protótipo no Salão de Pequim em 2018, o iX3 tem chegada prevista para o próximo ano e, a julgar pelo protótipo apresentado e pelos renders revelados pela BMW, tudo indica que vá manter um estilo mais conservador.

Ou seja, sendo derivado do X3, é muito provável que passe por nós na rua, sem darmos conta de que seja a versão inédita e 100% elétrica do SUV alemão. Parece que as linhas futuristas ficaram circunscritas aos i3 e i8.

VÊ TAMBÉM: Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico
BMW iX3
A BMW afirma que o método de produção do motor elétrico do iX3 permite abdicar do recurso a matérias primas raras.

Os números do BMW iX3

Com mais certezas para lá do seu aspeto, são algumas das suas características técnicas divulgadas. Para começar, a BMW revelou que o motor elétrico ao qual o iX3 vai recorrer deverá debitar cerca de 286 cv (210 kW) e 400 Nm (valores preliminares).

O mais interessante é que este, ao estar localizado sobre o eixo traseiro, vai apenas enviar potência às rodas traseiras, uma opção que a BMW justifica não só com o facto de isto permitir uma maior eficiência (e, por conseguinte uma maior autonomia) como de permitir tirar proveito da larga experiência da marca em modelos com tração traseira.

Outro aspeto a destacar reside na integração do motor elétrico, na transmissão e na eletrónica correspondente numa única unidade, resultando em uma instalação mais compacta e mais leve. Esta 5ª geração da tecnologia BMW eDrive consegue, assim, melhorar a relação peso-potência de todo o sistema em 30% relativamente à geração precedente.

VÊ TAMBÉM: Silêncio. Já conduzimos o Mercedes-Benz EQC
BMW iNext, BMW iX3 e BMW i4
O futuro elétrico próximo da BMW: iNEXT, iX3 e i4

Já no que diz respeito às baterias, estas contam com uma capacidade de 74 kWh e, segundo a BMW, vão permitir percorrer mais de 440 km entre carregamentos (ciclo WLTP). A marca bávara aponta ainda que o consumo energético deverá ser inferior a 20 kWh/100km.

Sabes responder a esta?
Qual é a potência do BMW Z4 sDrive20i?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Testámos o BMW Z4 sDrive20i. É preciso mais?

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos