Testes Abarth 695 Rivale em vídeo. 70 anos depois ainda faz sentido?

Vídeo

Abarth 695 Rivale em vídeo. 70 anos depois ainda faz sentido?

Muita coisa mudou em 70 anos. Mas… será que a fórmula inaugurada por Carlo Abarth ainda faz sentido? Altura de ir para a estrada com o Abarth 695 Rivale.

Abarth 695 Rivale

Foi há 70 anos que Carlo Abarth fundou a Abarth, um nome que acabaria por ser incontornavelmente associado a pequenos Fiat 500 com o “diabo no corpo”. Hoje, como ontem, ainda é o pequeno 500 a face mais visível da Abarth — será que esta fórmula ainda  faz sentido? Foi para responder a essa pergunta que pegámos nas chaves de um Abarth 695 Rivale (edição limitada) e fomos para a estrada.

Em 2018 o Guilherme teve oportunidade de testar todos os Abarth no circuito Vasco Sameiro, em Braga, e a vontade foi muita de voltar a reencontrar-se com um destes escorpiões.

Para este reencontro sua escolha acabou por recair sobre o Abarth 695 Rivale. Não é uma novidade, foi precisamente esta unidade a que ele testou em Braga, mas é sem duvida, representativa do que é a Abarth dos nossos dias. Deixem que o Guilherme os elucide sobre o pequeno — ou será micro? — rocket.

Ontem como hoje, é impossível não nos sentirmos atraídos pelo pequeno desportivo. O nome Rivale deriva de Riva, o nome do conhecido fabricante de iates, pelo que destaca-se a inspiração náutica, seja pelos tons escolhidos para a carroçaria bi-color, seja pelas aplicações em mogno no interior (opcional).

E, fazendo jus à marca do escorpião, a picada do 695 Rivale é forte. Por baixo do capot habita um 1.4 Turbo com 180 cv e 250 Nm, e ao contrário de tantos outros motores turbo, este faz-se ouvir — o precioso contributo das duas ponteiras Akrapovic assim o garantem. A tração é dianteira e a caixa é manual (cinco velocidades). Temos ainda um diferencial autoblocante, amortecedores Koni FSD e os travões proveem da Brembo.

Pulmão não lhe falta. O Abarth 695 Rivale chega rapidamente aos 100 km/h — não são precisos mais que 6,7s. E a velocidade máxima é de 225 km/h.

Quanto custa?

Os 37 mil euros (com opcionais) são uma soma substancial, tornando o Abarth 695 Rivale um dos mais caros, mas também exclusivos modelos da marca italiana. Existem outras propostas no mercado, maiores, mais capazes e com superior performance, mas a combinação de estilo, exclusividade, caráter e até a mística que rodeia o símbolo do escorpião, são fatores que também fazem a diferença.

O Abarth 695 Rivale é… um brinquedo de luxo. É talvez a forma mais rápida e divertida de andar no meio do caos urbano. Um “sorriso de orelha a orelha” é sempre garantido.

Se esta fórmula continua a fazer sentido? Sim, sem dúvida.

Ah… certamente repararam no teste do Guilherme num outro Abarth, um dos genuínos antecessores do 695, Devemos trazê-lo para o nosso canal? Vocês decidem… Façam-se ouvir.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia máxima anunciada para a nova Tesla Cybertruck?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tesla Cybertruck. Objeto rolante não identificado
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Tesla Cybertruck. Objeto rolante não identificado