Notícias Tesla Cybertruck. Objeto rolante não identificado

Revelação

Tesla Cybertruck. Objeto rolante não identificado

Há muito antecipada, a nova pick-up elétrica Tesla Cybertruck faz jus ao nome ao parecer ter saído de um filme apocalíptico de ficção científica.

Tesla Cybertruck

Será que existe alguma pick-up com a qual possamos comparar a Tesla Cybertruck? A nova, inédita e intrigante pick-up elétrica da Tesla não podia ser mais diferente daquilo que nós percepcionamos como uma pick-up… ou até uma outra qualquer criatura sobre rodas.

Vamos assumir, para já, que a Cybertruck apresentada ontem em Los Angeles é um retrato fiel do futuro modelo de produção e, certamente, não foi a pensar nos potenciais rivais dos Três Grandes de Detroit — Ford F-150, Ram Pick-up e Chevrolet Silverado — que esta pick-up sci-fy foi projetada.

Futurista ou básico e inacabado, as opiniões iniciais sobre o design desta criatura são bastante extremadas. Mas se o design é muito controverso, algumas das especificações são consensualmente impressionantes.

VÊ TAMBÉM: Tesla Model Y revelado, mas só o podes comprar em 2021
Tesla Cybertruck
Demasiado à frente ou demasiado básico?

À prova de marreta

Comecemos pelo seu esqueleto e carroçaria. Ao contrário das suas colegas norte-americanas, a nova Tesla Cybertruck não recorre a um chassis de longarinas e travessas. Como a generalidade dos automóveis, é uma construção monobloco.

A carroçaria é feita em aço inoxidável — especificação Ultra-Hard 30X Cold-Rolled — que a Tesla anuncia como super-resistente. Como prová-lo? Com uma marreta! A sério, para demonstrar a resistência do chamado exo-esqueleto da Cybertruck, foi mesmo com uma marretada na porta e os resultados são surpreendentes:

Como se o teste da marreta não fosse suficiente, Elon Musk anunciou que a Cybertruck também pode deter projéteis de 9 mm, e o vidro é também ele reforçado com um compósito à base de polímeros — ainda que o teste de demonstração não tenha corrido como o Musk desejaria…

Grande como uma F-150

Não conseguimos desviar o olhar do design angular ou poliédrico, e este não ajuda a esconder as dimensões da Tesla Cybertruck. É grande “à americana”: 5,88 m de comprimento, 2,02 m de largura e 1,90 m de altura. É capaz de transportar seis pessoas em duas filas de bancos, e o interior é minimalista como o do Model 3, onde tudo está aparentemente concentrado num único ecrã de 17″.

A caixa de carga tem 1,98 m de comprimento e uma capacidade de 2381 l (100 ft3 ou pés cúbicos). Pode carregar aproximadamente 1600 kg e é capaz de rebocar até 6350 kg, dependendo da versão — são três as versões anunciadas.

Também foram avançadas especificações que deixam descobrir parte do potencial off road: 35º para o ângulo de ataque e 28º para o de saída. A distância ao solo é de até 40 cm, com esta a ser variável em 10 cm para cada direção, graças à suspensão adaptativa, de série em todas as versões.

Tesla Cybertruck
VÊ TAMBÉM: Ford Ranger RAPTOR Bi-Turbo. Levada ao LIMITE! (vídeo)

Três versões

No site da Tesla já podemos encontrar a Cybertruck para encomenda (pelo menos nos EUA).

A versão de acesso custa menos de 40 mil dólares (pouco mais de 36 mil euros) tem apenas tração traseira (um motor elétrico), uma autonomia acima dos 400 km e é capaz de fazer menos de 6,5s até aos 96 km/h.

A versão intermédia Dual Motor (dois motores elétricos) já traz tração integral, faz menos de 4,5s até aos 96 km/h e a autonomia cresce para lá dos 480 km, ficando por 49 900 dólares, ou o equivalente a pouco mais de 45 100 euros.

É a versão de topo que capta todas as atenções com as especificações já anunciadas. Por 69 900 dólares ou aproximadamente 63 200 euros, temos acesso à versão Tri Motor, ou seja, três motores elétricos — terá algo a ver com o Model S “Plaid” que temos visto a destruir tempos no Nürburgring?

Tesla Cybertruck

As prestações são mais de superdesportivo de que pick-up, ao anunciar menos do que absurdos 2,9s até os 96 km/h, mas a autonomia anunciada não impressiona por menos: mais de 800 km!

Infelizmente, de momento, a Tesla não avançou com mais especificações, sobretudo as referentes às baterias da Tri Motor, que pelos números anunciados para a autonomia, parecem estar em patamar inédito de densidade e capacidade.

Tesla Cybertruck

Quando chega?

Apesar de ser já possível encomendá-la com um valor de pré-reserva de apenas 100 euros a intrigante Tesla Cybertruck só iniciará produção dentro de dois anos, no final de 2021, com a balística Tri Motor AWD a chegar no final de 2022.

Tesla Cybertruck