Notícias Tudo ou quase tudo sobre o novo Skoda Octavia

Antevisão

Tudo ou quase tudo sobre o novo Skoda Octavia

A Skoda revelou vários detalhes do novo Octavia, mas ainda não nos deixou conhecer as suas formas finais. A revelação está marcada para 11 de novembro.

Skoda Octavia

Modelo mais antigo da história da Skoda (o nome existe há já 60 anos), o Octavia está prestes a conhecer uma nova geração. Talvez por isso mesmo, a marca checa decidiu revelar vários detalhes acerca da nova geração do seu best-seller.

Apesar de se manter fiel à plataforma MQB, o novo Octavia cresceu face ao seu antecessor. Na variante carrinha ficou 22 mm mais comprido (na versão hatchback cresceu 19 mm), passando a medir, em ambos os casos, 4,69 m de comprimento. Já em termos de largura, cresceu 15 mm, passando a medir 1,83 m e a distância entre eixos fica-se nos 2,69 m.

Ora, este aumento das dimensões traduziu-se, segundo a Skoda, em mais espaço para os joelhos dos passageiros traseiros — é agora de 78 mm —, e ainda num crescimento da capacidade da bagageira para 640 l na carrinha e 600 l na variante hatchback.

VÊ TAMBÉM: Fomos conhecer o futuro da Skoda e conduzimos o seu presente e passado
Skoda Octavia

Por falar no interior, a Skoda revela que por lá vamos encontrar um desenho totalmente novo (provavelmente na linha do que vemos nos novos Scala e Kamiq), um head-up display (uma estreia na marca), uma evolução do Virtual Cockpit que passa a contar com um ecrã de 10” e um ecrã do sistema de infotainment que poderá medir até 10”.

VÊ TAMBÉM: iV é a nova submarca elétrica da Skoda. O Citigo-e iV é o seu primeiro elétrico

Oferta de motorizações (muito) completa

Composta por motorizações a gasóleo, gasolina, GNC, versões híbridas plug-in e até mild-hybrid, se há algo que podemos dizer acerca da gama de motorizações do novo Octavia é que, provavelmente, vão haver opções para todos os gostos.

A oferta Diesel assenta no 2.0 TDI em três níveis de potência: 115 cv, 150 cv e 200 cv (estas duas poderão ser associadas a um sistema de tração integral). Já a versão a GNC, designada G-TEC, recorre a um motor com 1.5 l de 130 cv que pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades ou DSG de sete velocidades.

VÊ TAMBÉM: SEAT Arona 1.6 TDI FR (115cv) pelo Alentejo
Skoda Octavia
A versão Scout com uma maior capacidade para andar fora do asfalto já está confirmada.

A oferta a gasolina, vai contar com três motores: o 1.0 TSI de 110 cv, o 1.5 TSI de 150 cv e o 2.0 TSI de 190 cv. Tanto o 1.0 TSI como o 1.5 TSI vão poder ser associados a uma caixa manual de seis velocidades ou DSG de sete, sendo que nesses casos recebem a “companhia” de um sistema mild-hybrid de 48 V (uma estreia na marca).

VÊ TAMBÉM: Testámos o Skoda Kodiaq RS, um SUV de 7 lugares… “desportivo”. Faz sentido?

Já o 2.0 TSI só vai estar disponível com caixa DSG de sete velocidades e tração integral. Por fim, o Octavia iV, a versão híbrida plug-in, surge equipada com um 1.4 TSI e vai dispor de dois níveis de potência: 204 cv e 245 cv, sendo que, em ambos os casos, vai recorrer a uma caixa DSG de seis velocidades.

VÊ TAMBÉM: Novo Honda Jazz revelado em Tóquio será apenas híbrido
Skoda Octavia
Para já ainda não pudemos ver o novo Octavia sem camuflagem.

Tecnologia em alta

Outro dos destaques da nova geração do Octavia é a aposta tecnológica. Por exemplo, o modelo vai ser o primeiro Skoda a dispor de tecnologia shift-by-wire para operar a caixa DSG (o que permite trocar o habitual comando da caixa por um comando bem mais pequeno e discreto).

VÊ TAMBÉM: Testámos o Skoda Karoq 1.0 TSI: será que o Diesel faz falta?

Ainda no campo tecnológico, o novo Octavia vai receber uma série de sistemas de assistência e ajuda à condução (alguns até são estreias na marca). Entre estes destacam-se o Collision Avoidance Assist, Exit Warning System ou o Emergency Assist.

Por fim, ao nível do chassis a marca checa vai propor, como opção, uma suspensão 15 mm mais baixa e desportiva e ainda o acerto de chassis Rough Road que vai oferecer mais 15 mm de distância livre ao solo. Já o sistema Dynamic Chassis Control vai estar disponível como opção.

VÊ TAMBÉM: O Skoda Fabia foi renovado, mas pouco. Ainda tem argumentos?
Skoda Octavia

Com revelação marcada para dia 11 de novembro em Praga, o novo Octavia já viu confirmada a chegada das variantes Scout e RS. Com tanta informação divulgada pela Skoda, parece que a única coisa que falta conhecer acerca do novo Octavia é mesmo a sua aparência.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Skoda Tudor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada está a salvo. Skoda Tudor, o protótipo que até seria roubado