Notícias 308 cv, 680 Nm e AWD. Nissan Leaf, o hot hatch?

Apresentação

308 cv, 680 Nm e AWD. Nissan Leaf, o hot hatch?

Nissan Leaf, um hot hatch de altas prestações? Ora aí está uma associação invulgar, mas este protótipo de testes revela que o potencial está lá.

Nissan Leaf twin motor

Não, as imagens que estão a ver não é nenhuma versão Nismo ou o descendente bastardo de um GT-R e de um Leaf. Este Nissan Leaf com pintura de guerra e com grande poder de fogo eletrizante é um protótipo de testes.

Protótipo de testes para quê, perguntam vocês? Este Leaf está a testar uma série de novas tecnologias para os futuros elétricos da marca, e neste caso em particular, adiciona um segundo motor elétrico colocado no eixo traseiro.

Baseado no mais recente Nissan Leaf e+, o segundo motor não só garante tração às quatro rodas, como adiciona uma estimulante dose de potência extra — um Leaf com mais de 300 cv! Mais precisamente 308 cv e gordos 680 Nm. Compare-se com os 150 cv do Leaf regular ou os 217 cv do Leaf 3.Zero e+.

VÊ TAMBÉM: Nissan Leaf 3.Zero e Leaf 3.Zero e+ já têm preços para Portugal
Nissan Leaf twin motor

Este protótipo antevê o “hardware” que poderemos ver num futuro modelo elétrico a ser conhecido brevemente, diz a Nissan — será um futuro SUV elétrico?

A solução de dois motores, um por eixo, traz outros benefícios para além dos associados à tração às quatro rodas, ou ao acréscimo das prestações devido aos equídeos extra. De acordo com a Nissan, também o conforto sai beneficiado, conseguindo reduzir o movimento longitudinal da carroçaria quando em aceleração ou travagem.

Ao adicionar a possibilidade de travagem regenerativa ao novo motor traseiro, quando em tráfego urbano, por exemplo, ao abrandar ou acelerar, permite que os ocupantes não sejam tão “sacudidos” para a frente e para trás.

Apesar do músculo extra, a Nissan não avançou com nenhuns dados de performance deste protótipo. A única pista para o potencial latente desta máquina são… as rodas, cuja dimensão a Nissan decidiu partilhar: 215/55 R17 à frente a  235/50R17 atrás.

Ok… É um protótipo de testes com soluções para os seus futuros elétricos. Não existem rumores sobre um potencial Nissan Leaf hot hatch, mas após ver este protótipo, certamente a Nissan terá colocado essa hipótese?

VÊ TAMBÉM: Bastam umas linhas de código. Model 3 Performance ganha Track Mode
Nissan Leaf twin motor
Sabe esta resposta?
Qual o nome de código do motor do Nissan GT-R R34?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Nissan Skyline GT-R (R34) em vídeo. O verdadeiro Godzilla