Notícias Bastam umas linhas de código. Model 3 Performance ganha Track Mode

Bits & Bytes

Bastam umas linhas de código. Model 3 Performance ganha Track Mode

O Tesla Model 3 Performance ganhou um Track Mode. Após a desilusão dinâmica inicial, bastou alterar umas "linhas de código" para se comportar como deve ser.

tesla model 3

Na mais recente atualização de software recebida, o Tesla Model 3 Performance ganhou um Track Mode, ou seja, um modo de condução específico para circuito, que transforma o comportamento da berlina norte-americana para algo mais ágil e mais apto em condução ao ataque.

Sim, uma “simples” atualização de software permitiu alterar o comportamento do Tesla Model 3. Como? Bem vindos ao séc. XXI, onde é possível calibrar uma série de parâmetros, desde a ação dos motores elétricos, à distribuição regenerativa de travagem, conseguindo alterar dessa forma a sua atitude dinâmica.

No que consiste?

Essencialmente, o Track Mode passa a dar mais primazia ao eixo traseiro durante o ato de curvar, permitindo que mais força (binário) provenha do motor elétrico aí instalado, de modo a que a traseira do carro “rode”, atenuando ou até evitando a subviragem, com o motor dianteiro a intervir de forma mais vigorosa apenas em risco de despiste.

RELACIONADO: Tesla já ultrapassou a Jaguar em vendas globais
Tesla Model 3 Performance

A complementar esta ação temos um sistema de vetorização de binário que imita a operação de um diferencial autoblocante através de pequenas intervenções dos travões e motores elétricos.

Em teoria poderá permitir drifts expressivos, mas controlados…

O Track Mode do Tesla Model 3 também aumenta a intensidade da travagem regenerativa — ajudando a poupar os travões mecânicos, apesar de a terem reduzido a baixas velocidades, para atenuar o efeito “travão-motor” —; assim como refrigeração melhorada, com o sistema a proativamente baixar a temperatura da unidade motriz e baterias, antes e após uma sessão em pista, forçando o compressor do ar condicionado a trabalhar a velocidades mais elevadas (overclocking).

RELACIONADO: CUPRA e-Racer consome 200 kg… de gelo seco por dia

Tudo, novamente, apenas com uma atualização de software… Nada de ajustes na suspensão, como molas com nova taragem, ou amortecedores específicos. Apenas bits e bytes.

Um Tesla Model 3 precisa de Track Mode?

Obviamente que não, mas trata-se do Model 3 Performance, aquele que Elon Musk apontou como rival do BMW M3 — com 450 cv e 639 Nm instantâneos, tem os números certos para ir atrás da referência alemã, pelo menos em linha reta. No entanto, considerando os seus rivais, o Performance tem de demonstrar que é também capaz de curvar e entusiasmar como os seus rivais a combustão.

Daí surge o Track Mode. Na realidade esta é uma versão melhorada do mesmo, já que uma versão inicial tinha sido desenvolvida e dada a testar à americana Motor Trend, que tem em Randy Pobst, piloto veterano, a pessoa indicada para atestar as capacidades de qualquer carro em circuito.

Nessa primeira versão, e apesar do Model 3 Performance ter-se revelado rápido, o comportamento dinâmico desapontou, com o carro a ser inconsistente — originando até uma saída de pista a 145 km/h —, como Randy Pobst refere: “tinha a distinta impressão de me aproximar a uma curva a fundo e pensar “o que irá acontecer?””.

Tesla Model 3 Performance

Nem Randy gostou do que experienciou, nem os engenheiros da Tesla gostaram do seu veredito. Foi de tal forma impactante, que a Tesla entrou em contacto com Randy e poucas semanas após o teste, a marca norte-americana o contrataria para uma sessão de testes no circuito de Willow Springs para afinar o Track Mode do Tesla Model 3 Performance.

Um processo que se revelou mais excitante do que o habitual, já que as alterações eram feitas no momento, com o carro a deslocar-se rapidamente pelo circuito, ou seja, com Randy Pobst a dar o tudo por tudo, tendo sentado ao seu lado um engenheiro da Tesla e o seu portátil, fazendo alterações ao código no momento, permitindo verificar o efeito das alterações de forma imediata.

Foi fascinante ter um engenheiro sentado ao meu lado, a agarrar-se à vida, segurando um portátil e até a digitar nele enquanto eu conduzia com velocidade.

Randy Pobst

Mais rápido que um Giulia Quadrifoglio

O resultado, de acordo com Randy, é um carro que dá muito mais confiança no ataque às curvas, resiste melhor à subviragem — e até revela uma tendência para a sobreviragem à entrada das curvas, mantendo o nariz do carro a apontar para o sítio certo —, e permite esmagar o acelerador mais cedo à saída das curvas.

No circuito de Willow Springs, onde o primeiro teste ao Track Mode foi realizado, os ganhos por volta foram palpáveis. Na primeira versão do Track Mode, o Model 3 Performance conseguiu um tempo de 1min23,90s, respeitável, mas inferior aos 1min22,78s conseguidos pelo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio testado na mesma ocasião.

Quando regressou a Willow Springs com o melhorado Track Mode, Randy Pobst conseguiu baixar o tempo do Model 3 Performance para os 1min21,49s, quase 2,5s a menos do que na tentativa anterior e quase 1,3s melhor do que o Giulia. Impressionante, mas… não foi apenas contributo das alterações do software — o tempo final foi conseguido com algumas alterações físicas.

O Model 3 Performance trocou os Michelin Pilot Sport 4S por uns mais “pegajosos” e largos (10 mm) Michelin Pilot Sport Cup 2; e as pastilhas também são novas, da Brembo, mais indicadas para trabalho em circuito.

De qualquer forma, o que se deve reter é o potencial da eletrónica presente, ao permitir até alterar a atitude dinâmica do automóvel, mexendo apenas em linhas de código — é um mundo novo…

Fonte: Motor Trend

Sabe esta resposta?
O Jaguar XK120 foi lançado em que ano?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar F-Type, a máquina certa para… ralis?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Jaguar F-Type, a máquina certa para… ralis?