Notícias Honda Civic Type REV. Híbrido com mais de 400 cv?

Dia das mentiras =)

Honda Civic Type REV. Híbrido com mais de 400 cv?

A Honda deixou-nos intrigados com um teaser que revela a traseira de um Civic Type... REV. Uma das possibilidades é a adopção da tecnologia híbrida do NSX.

São cada vez mais distantes os tempos dos Type R com motores atmosféricos que trepavam rotações como se não houvesse amanhã. Hoje, o mítico kick VTEC é uma memória distante substituído pelo kick do binário a médios regimes, cortesia da sobrealimentação.

Não vai ficar por aqui… Type REV?

Parece irónico que a junção das letras EV ao R resulte no diminutivo inglês para rotações. Mas não se deixem enganar. Não estamos a falar do regresso dos míticos motores atmosférico capaz de mais de 8000 rpm. EV refere-se a Electric Vehicle, ou veículo elétrico.

Ou seja, da mesma forma que Type R acabou por definir os modelos mais desportivos da marca, a Honda espera que Type REV faça o mesmo pelos híbridos e elétricos. É um mundo novo, sem dúvida.

E considerando o teaser, parece que o primeiro candidato ao tratamento Type REV será o Civic. O que sabemos é que para já trata-se apenas de um protótipo, totalmente funcional, que será apresentado brevemente.

Tecnologia importada do Honda NSX

De acordo com fontes da Razão Automóvel, o protótipo resulta da fusão do grupo motriz do Civic Type R com o sistema Sport Hybrid Super Handling AllWheel Drive (SH-AWD) que podemos encontrar no Honda NSX.

Recordamos que o desportivo japonês combina o seu V6 twin-turbo com três motores elétricos – um posicionado entre a transmissão e o motor e dois à frente, um por cada roda. É um sistema complexo- conhece todos os detalhes aqui.

Ora, o Civic é um «tudo à frente» com caixa manual, ao contrário do NSX que tem motor central traseiro e uma caixa de dupla embraiagem. A Honda parece ter simplificado o sistema na adaptação ao Civic.

O Type REV manterá a caixa manual do Type R, prescindindo do motor elétrico na transmissão. E os motores elétricos frontais do NSX passam a motorizar o eixo traseiro do Civic. O Civic Type REV, será, por isso, AWD (All Wheel Drive).

Caso os motores elétricos sejam os mesmos do NSX, significa que contribuirão com 74 cv e 147 Nm de binário logo às zero rotações. Em combinação com os 320 cv do 2.0 Turbo do novo Civic Type R, o Type REV deverá ficar bem perto dos 400 cv.

2017 Honda Civic Type R

Os motores elétricos serão alimentados por um pack de baterias de lítio e os travões dianteiros ganharão capacidade regenerativa. Adicionar eletrões ao grupo motriz significa lastro. A Honda parece estar ciente disso e refere uma breve nota sobre esta questão, em que o protótipo promete “explorar novos caminhos não só ao nível da sustentabilidade, como também pesquisa de materiais”.

Os efeitos de dar motricidade ao eixo traseiro, com motores capazes de produzir binário “instantâneo”, deverá ser dos aspetos mais intrigantes sobre o futuro Type REV. A passar da fase de protótipo para produção será um rival alternativo e surpreendente para máquinas como o Ford Focus RS, o Mercedes-AMG A 45 ou o novo Audi RS3.

Teremos de esperar mais algum tempo para conhecer pormenores sobre este mega hatch. Será que a Honda se prepara a médio prazo acabar com a mítica sigla Type R e substituí-la pela eletrizante Type REV?

Agora de regresso à realidade. Feliz Dia das Mentiras!