Notícias Honda Civic Type R. Confronto de gerações: das 8000 rpm do EP3 aos 320 cv turbo do FK8

Vídeo

Honda Civic Type R. Confronto de gerações: das 8000 rpm do EP3 aos 320 cv turbo do FK8

Todos, ou quase todos os Honda Civic Type R lado a lado. Quais os mais rápidos, quais os que travam melhor e… qual é que dá mais gozo conduzir?

Honda Civic Type R — confronto de gerações Ver vídeo

Os britânicos da Carwow brindaram-nos com um vídeo que conseguiu reunir todas as gerações do Honda Civic Type R. Bem, quase todas —  a primeira, a EK9 não está presente, sendo também a menos comum, tendo sido vendida apenas no mercado japonês, portanto com volante à direita.

Todos os outros marcam presença: o EP3 de 2001, o FN2 de 2006, o FK2 de 2015 e o FK8 lançado o ano passado. Podemos observar, igualmente, um intruso — trata-se de um Civic Type R FN2, já mencionado, mas não é um FN2 qualquer. Trata-se da versão Mugen, que libertava todo o potencial do FN2, capaz de extrair 240 cv (mais 40 que o regular) do estridente 2.0 litros, às 8300 rpm — épico! —, sem contar com diversos melhoramentos, no campo aerodinâmico e dinâmico.

O vídeo faz diversos testes comparativos entre as gerações, onde se inclui aceleração e travagem, assim como um teste mais subjetivo, em que Mat Watson elege o Honda Civic Type R mais divertido de conduzir.

RELACIONADO: Honda Civic Type R (EK9): o samurai que nunca chegou à Europa

Se nos testes de aceleração, naturalmente, os cavalos falam mais alto — o EP3 debita 200 cv, o FK8, 320 cv —, na travagem existe uma surpresa e o mais divertido de conduzir pode não ser aquele que estarão à espera. Um vídeo a não perder…

 

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Honda a ostentar a sigla Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Há 25 anos nasceu a sigla Type R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Há 25 anos nasceu a sigla Type R