Notícias O duelo mais esperado? Toyota GR Supra vs BMW Z4 M40i

Drag Race

O duelo mais esperado? Toyota GR Supra vs BMW Z4 M40i

Um dos duelos que estávamos todos à espera de ver: Toyota GR Supra contra o "irmão" BMW Z4 M40i. Será que são assim tão iguais como parece no papel?

A mesma base, o mesmo motor, a mesma caixa de velocidades… até os mesmos pneus (Michelin Pilot Sport) — o resultado desta corrida tem de ser um empate técnico, certo? É o que este duelo entre o Toyota GR Supra e o BMW Z4 M40i tenta descobrir.

Tecnicamente são idênticos. Na frente dos dois desportivos habita o B58, o seis cilindros em linha turbo da BMW, com 3,0 l de capacidade e 340 cv, com a potência a ser enviada para as rodas traseiras via uma caixa automática de oito velocidades.

O Z4 M40i apresenta-se como um roadster bi-lugar, o GR Supra como um coupé também bi-lugar — apenas 40 kg separam-nos, uma diferença pouco significativa. Tudo aponta para um empate técnico, mas como vão poder no vídeo, há um claro vencedor nesta prova de arranque:

VÊ TAMBÉM: Novo BMW Z4 M40i com 340 cv na Europa, mas 387 cv nos EUA

Já viram o vídeo? Ótimo. Se não, desculpem, mas vêm aí spoilers. E o resultado não podia ser mais claro, com o Toyota GR Supra a deixar para trás o BMW Z4 M40i com alguma facilidade. Com demasiada facilidade, talvez, o que leva Mat Watson da Carwow a repetir novamente a prova de arranque.

Na segunda tentativa, o Z4 M40i faz um arranque muito melhor, mas rapidamente o GR Supra apanha-o e, como da primeira tentativa, afasta-se progressivamente do roadster alemão. Como é possível?

Os 40 kg de diferença (oficiais) não justificam tal diferença em performance. Mesmo que o GR Supra conseguisse uma vantagem inicial por ser mais leve, a partir de um certo ponto, a distância entre os dois modelos estabilizar-se-ia, com a variável peso a deixar de ter influência. Mas não… O GR Supra continua a afastar-se do Z4 M40i em toda a distância da prova.

Mat Watson avança com a hipótese de que o GR Supra, apesar de recorrer ao mesmo motor, tem mais cavalos. Até pode ser, tal como já referimos aqui na Razão Automóvel, os media norte-americanos descobriram que o GR Supra debita bem mais do que o oficialmente anunciado — à volta de 380-390 cv.

No entanto, o Z4 M40i não lhe fica atrás… Também já visitou o banco de potência, desta vez no Reino Unido, e tal como o Supra verificou-se uma potência real similar à alcançada pelos exemplares norte-americanos. Assumindo que tal situação não seja única, a potência não deverá ser o fator determinante para explicar a diferença de andamento.

VÊ TAMBÉM: Sem BMW existia um novo Supra? A resposta da Toyota em vídeo

Afinal, como é que o mesmo hardware dá origem a resultados claramente distintos?

Sabe esta resposta?
Qual o nome da plataforma do novo BMW X6?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW X6 renova-se e recebe mais tecnologia e até uma grelha iluminada