Notícias BMW X6 renova-se e recebe mais tecnologia e até uma grelha iluminada

Apresentação

BMW X6 renova-se e recebe mais tecnologia e até uma grelha iluminada

A BMW continua a renovar a sua gama SUV e o último modelo a receber uma nova geração foi o X6. Fica a conhecê-lo.

BMW X6

Depois dos novos X5 e X7, chegou a altura da BMW revelar a nova geração do X6, o seu primeiro “SUV-Coupé” cuja primeira geração remonta ao já longínquo ano de 2007 e que pode ser visto como um dos pioneiros (quiçá “o pioneiro”) de uma moda que hoje já se estende a várias marcas.

Assente na mesma plataforma que o X5, a CLAR, o X6 cresceu em todos os sentidos. Assim, o “SUV-Coupé” alemão passou a medir 4,93 m de comprimento (+2,6 cm), 2 m de largura (+1,5 cm) e viu a distância entre eixos aumentar 4,2 cm (mede agora 2,98 m). Já a bagageira manteve os 580 litros de capacidade.

Apesar de ser uma nova geração, esteticamente o X6 é mais uma evolução do que uma revolução face ao seu antecessor. Ainda assim, destaque para a reinterpretação do duplo rim da BMW, que não só cresceu como passou a ser…iluminado! Já na traseira, é fácil encontrar as parecenças com o X4, principalmente nos faróis.

VÊ TAMBÉM: BMW X1 ganha versão híbrida plug-in com o restyling
BMW X6
Nesta nova geração, quando visto de traseira o X6 passou a “dar ares” de…X4.

No interior, o X5 serviu de inspiração

Esteticamente, é bastante fácil perceber aonde é que o interior do novo X6 foi buscar inspiração. Praticamente decalcado do X5, no interior do X6 encontramos ainda a mais recente versão do BMW Live Cockpit.

Este inclui um painel de instrumentos digital de 12,3” e ainda ecrã central de 12,3”. Está também disponível o “BMW Intelligent Personal Assistant”, um assistente digital que responde quando chamamos “Hey BMW”.

VÊ TAMBÉM: BMW X5 Le Mans: o SUV mais radical do mundo
BMW X6
No interior as parecenças com o X5 são notórias.

Quatro motores ao início

Inicialmente a BMW vai disponibilizar o X6 com um total de quatro motorizações, duas Diesel e duas a gasolina, sendo todas elas associadas à caixa automática de oito velocidades Steptronic e a um sistema de tração integral.

No topo da oferta a gasolina encontra-se o M50i, animado por um V8 biturbo de 4.4 l, 530 cv e 750 Nm que permitem ao X6 cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 s. Já no topo da oferta Diesel está o M50d, um seis cilindros em linha com quatro (!) turbos, 3.0 l, 400 cv e 760 Nm de binário.

VÊ TAMBÉM: BMW Série 7 renovado estreia duplo rim… XXL
BMW X6
Para além de ter crescido, a grelha do X6 passou a ser iluminada.

Mas não só de versões M é feita a gama X6. Assim, estão ainda disponíveis as versões xDrive40i, animada por um motor a gasolina de seis cilindros em linha, 3.0 l, 340 cv e 450 Nm e xDrive30d, com esta a recorrer a um motor Diesel também de seis cilindros em linha, 3.0 l, 265 cv e 620 Nm de binário.

VÊ TAMBÉM: V8 ao poder. X5 M50i, X7 M50i e M550i revelados

Segurança em alta

Nesta nova geração do X6, a BMW decidiu ainda apostar forte nos sistemas de segurança e ajuda à condução. Assim, de série o X6 oferece o sistema BMW Active Driving Assistant (que inclui sistemas como o cruise control adaptativo, detetor de ângulo morto ou avisador de colisão frontal).

VÊ TAMBÉM: Estes são os 5 clássicos reimaginados mais desejados
BMW X6
A linha de tejadilho descendente do X6 continua a ser uma das suas imagens de marca.

Como opcionais estão ainda disponíveis o assistente de manutenção na faixa de rodagem, o assistente de mudança de faixa ou um sistema que ajuda a prevenir colisões laterais. Ao nível dinâmico, o X6 oferece de série amortecedores adaptativos.

Já a suspensão adaptativa M Professional oferece barras estabilizadoras ativas e eixo traseiro direcional. Por fim, estão ainda disponíveis como opcionais o pack xOffroad e o diferencial traseiro desportivo M (de série nos M50d e M50i).

VÊ TAMBÉM: O que andam a BMW e a Jaguar Land Rover a fazer juntas?

Quando chega?

Com apresentação marcada para o Salão de Frankfurt, a BMW planeia lançar o X6 no mercado em novembro. Para já ainda não são conhecidos nem os preços nem a data de chegada ao mercado português do “SUV-Coupé” alemão.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do novo BMW Série 1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Revelado. Tudo o que precisas de saber sobre o novo BMW Série 1