Notícias Mercedes-AMG leva a Goodwood o A 45 4MATIC+ e…o CLA 45 4MATIC+!

Goodwood Festival of Speed

Mercedes-AMG leva a Goodwood o A 45 4MATIC+ e…o CLA 45 4MATIC+!

Depois de uma longa espera, aqui está ele, o Mercedes-AMG A 45 4MATIC+. Ao mesmo tempo, a marca alemã revelou o CLA 45 4MATIC+ e as versões S de ambos.

Mercedes-AMG A 45

Depois de uma longa campanha de antevisão do modelo durante a qual fomos sendo “presenteados” com vários teasers, a Mercedes-AMG decidiu revelar a sua mais recente coqueluche: o A 45 4MATIC+ (e a sua versão ainda mais hardcore, o A 45 S 4MATIC+).

No entanto, a Mercedes-AMG não quis que o A 45 4MATIC+ se apresentasse no Goodwood Festival of Speed sozinho. Por isso mesmo, a marca alemã decidiu apresentar também o CLA 45 4MATIC+ e a sua versão mais radical, o CLA 45 S 4MATIC+.

Face aos A 35 4MATIC e CLA 35 4MATIC, os A 45 4MATIC+ e CLA 45 S 4MATIC+ apresentam-se com uma nova grelha dianteira, um spoiler traseiro de (muito) maiores dimensões, cavas das rodas alargadas, novos pára-choques dianteiros e traseiros com maiores entradas de ar e quatro saídas de escape (que na versão “S” passam dos 82 mm de diâmetro para os 90mm).

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG A 35 4MATIC Limousine. Porque nem todos querem um hatchback
Mercedes-AMG A 45
Na traseira destaca-se o novo pára-choques, o novo spoiler e as quatro saídas de escape.

De assinalar ainda que as versões “normais” usam jantes de 18” enquanto as versões “S” usam jantes de 19”. Já no interior, continuamos a encontrar o sistema MBUX para além de bancos desportivos e apontamentos em amarelo na versão “S”.

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG GT 4 portas. Este é o preço das versões mais potentes

A estrela dos novos Mercedes-AMG? O motor, é claro

Como não podia deixar de ser, o maior ponto de interesse dos novos A 45 4MATIC+ e CLA 45 S 4MATIC+ (e principalmente das versões “S”) é o motor. É que debaixo do capot, ambos os modelos contam com aquele que é o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série.

Nas versões A 45 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+ o motor com 2.0 l debita um total de 387 cv e 480 Nm de binário. Já no caso das versões “S”, a potência ascende a uns impressionantes 421 cv, com o binário a fixar-se nos 500 Nm e uma potência específica de 211 cv/litro!

VÊ TAMBÉM: A Ford Ranger foi renovada e traz mais potência e tecnologia
Mercedes-AMG CLA 45
Também na traseira do CLA 45 4MATIC+ são visíveis as diferenças face às restantes versões.

Em ambos os casos a potência é transmitida às quatro rodas por intermédio da caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 8G.

Quanto às prestações, o A 45 4MATIC+ cumpre os 0 aos 100 km/h em 4,0s (o S precisa de apenas 3,9s) e atinge os 250 km/h (o S atinge os 270 km/h). Já o CLA 45 4MATIC+ necessita de 4,1s para atingir os 100 km/h (a versão S precisa de apenas 4s) sendo que as velocidades máximas de ambos são idênticas às das versões hatchback.

VÊ TAMBÉM: A Volvo renovou o XC90, mas será que consegues detetar as diferenças?
Mercedes-AMG A 45
No interior das versões “S” destacam-se os apontamentos em amarelo.

Tecnologia não lhe falta

Se há coisa que não falta aos dois modelos agora divulgados pela Mercedes-AMG é tencologia. Senão vejamos. Para garantir sempre a melhor tração contam com o sistema AMG Torque Control.

Integrado no novo diferencial traseiro, este sistema permite gerir a forma como a potência é distribuída pelas quatro rodas, estando até disponível o modo Drift (de série nas versões “S” e incluído no pack opcional AMG Dynamic PLus nas versões “normais”).

VÊ TAMBÉM: Qual é o SUV mais rápido no Nürburgring? O Mercedes-AMG GLC 63 S 4MATIC+
Mercedes-AMG CLA 45
O CLA 45 4MATIC+ ganhou uma nova grelha e um pára-choques novo com maiores entradas de ar.

o sistema AMG Dynamics atua sobre o ESP e oferece quatro modos: Basic, Advanced, Pro e Master. Está ainda disponível como opcional o AMG Ride Control, que permite escolher três diferentes modos de controlo da suspensão e um total de cinco modos da transmissão: Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e RACE.

VÊ TAMBÉM: Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Mercedes-AMG A 45 e CLA 45
A Mercedes-AMG apresentou em Goodwood tanto o A 45 4MATIC+ como o CLA 45 4MATIC+.

Suspensão e travões não foram esquecidos

Para assegurar que os A 45 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+ têm um comportamento à altura do motor, a Mercedes-AMG equipou-os com molas específicas e novos amortecedores.

VÊ TAMBÉM: Alpina B7 renova-se e recebe a grelha XXL do BMW Série 7
Mercedes-AMG A 45

Já ao nível da travagem, as versões base receberam discos de 350 x 34 mm à frente com pinças de quatro êmbolos e discos de 330 x 22 mm no eixo traseiro com pinças de um êmbolo. Já as versões “S” contam com pinças de travão (com o logótipo AMG) de 6 êmbolos e discos de travão de 360 x 36 milímetros no eixo dianteiro.

Para já a Mercedes-AMG ainda não divulgou os preços nem quando é que os A 45 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+ e respetivas versões “S” deverão chegar ao mercado.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Mercedes-Benz EQC?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Silêncio. Já conduzimos o Mercedes-Benz EQC
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Silêncio. Já conduzimos o Mercedes-Benz EQC