Autopédia Viagens de carro no verão? Algumas dicas para evitarem avarias

Dicas

Viagens de carro no verão? Algumas dicas para evitarem avarias

Estamos na estação onde as viagens de carro são, tradicionalmente, mais longas. Fiquem com algumas dicas para que tudo corra sobre rodas.

Estrada aberta
© Karsten Würth

Verão. Época de praia, calor, férias e, para muitos, de extensas viagens de carro, em que no espaço de poucos dias acabam por percorrer a mesma quilometragem que, em condições normais, levariam alguns meses.

Ora, como é óbvio, o esforço associado a longas horas de viagem com a casa às costas, em dias em que muitas vezes as temperaturas estão (anormalmente) altas, acaba por «passar a fatura» à mecânica. Se esta não estiver bem mantida, corre-se o sério risco de uma agradável viagem em família (ou com amigos) terminar em cima do reboque.

Audi A6 Avant em túnel
© Thomas van Esveld / Razão Automóvel

Para evitar dissabores, deixamos aqui uma série de dicas (ou uma checklist se preferirem) de tudo o que devem verificar no carro antes de partirem de viagem. Tudo para minimizar os riscos de acabar parado na berma da estrada com o capô aberto.

1. Revisão

Não deixa dúvidas, pois não? Se a luz anda acesa no painel de instrumentos há algum tempo e estão a planear ir de férias, talvez não seja má ideia passarem pela oficina antes e cumprirem o plano de manutenção estabelecido pela marca.

Caso a data da revisão se esteja a aproximar o ideal é mesmo anteciparem uns dias (ou semanas) a revisão. É a melhor forma de confirmarem se o vosso carro está ou não em condições de viajar. Para além disso, se for preciso trocar alguma peça, deverá dar tempo de sobra antes da data de partida.

2. Nível de óleo

Como bem sabem, o óleo é essencial ao bom funcionamento do motor e por isso ficam aqui umas dicas sobre o mesmo.

O nível do óleo tem de se encontrar dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante (nem a menos nem… a mais, até para evitar situações como casos de autocombustão). Por isso, antes de se fazerem à estrada, aconselhamos a verificarem o nível de óleo e, se necessário, repô-lo.

Caso o carro tenha estado parado muito tempo ou se esteja a aproximar a data prevista para a substituição do óleo, não olhem a despesas e mudem o óleo. Neste caso, como noutros, não é no poupar que vai estar o ganho.

3. Nível do líquido de refrigeração

Já que estão com a «mão na massa» a verificar o nível de óleo, aconselhamos que façam o mesmo com o nível do líquido de refrigeração. Atenção, falamos de líquido de refrigeração e não de água, pois esta é corrosiva, não devendo por isso ser usada no circuito de refrigeração.

Tal como acontece com o óleo, também com o líquido de refrigeração têm de respeitar os valores impostos pelo fabricante. E talvez não seja má ideia trocarem o líquido de refrigeração, uma vez que há tendência para que, com o tempo, este se torne numa solução eletrolítica, devido aos metais com que entra em contacto tornando-se num agente corrosivo.

4. Travões e pneus

Claro que, antes de fazerem as habituais longas viagens de carro durante as férias do verão, verificar os travões e os pneus é fundamental.

Quanto aos travões, se detetarem algum comportamento estranho durante a travagem (como guinadas para um dos lados ou desequilíbrios) ou se ouvem a tradicional “chiadeira”, pode indicar pastilhas a pedir reforma.

Já no caso dos pneus, a primeira coisa a verificar é a pressão. Em seguida verifiquem o nível de desgaste e se ainda têm piso ou se já se assemelham mais a slicks.

Outro fator a ter em atenção é a idade do próprio pneu — este artigo explica onde a encontrar. É que mesmo que ainda tenha um bom rasto, a borracha de um pneu velho perde qualidades, podendo até estar ressequido, o que aumenta o risco de falta de aderência ou até rebentamento.

5. Luzes

Sejamos honestos, há poucas coisas mais desagradáveis em viagens de carro durante a noite do que nos cruzarmos com aqueles carros «zarolhos» em que apenas um dos faróis está a funcionar.

Para evitarem fazer parte desse grupo, aconselhamos a verificar o estado de todas as luzes do carro antes de uma viagem. O ideal é fazê-lo com a ajuda de alguém que fique do lado de fora a verificar se todas as luzes funcionam. Também o podem fazer sozinho, estacionando o carro perto de uma parede para ver o reflexo das luzes.

6. Limpa para-brisas

Neste caso são duas as coisas a verificar. Primeiro devem confirmar se as escovas se encontram em bom estado. É raro, mas também chove no verão. Se há coisa desagradável é ter escovas do limpa pára-brisas que sujam mais do que limpam ou que nos brindam com uma sinfonia de chiadeiras arrepiantes.

Em segundo lugar, verifiquem o nível de líquido do limpa pára-brisas. Depois de um dia passado entre estradas de terra batida junto à praia acreditem que esse líquido vai dar muito jeito, principalmente se tiverem de viajar com um belo pôr do sol pela frente.

7. Direção

Por fim, a última dica que temos para dar antes de fazerem longas viagens de carro tem a ver com a direção.

Verifiquem se há vibrações no volante, sobretudo a velocidades mais elevadas — pode indicar uma roda desequilibrada —; ou se, largando o volante numa reta plana e a uma velocidade constante, o carro «puxa» para algum dos lados — sinónimo de direção desalinhada.

Caso algum destes sintomas se faça sentir, verifiquem a origem e corrijam-no. Não é apenas pelo desconforto durante a condução que provoca; também acarreta riscos ao nível da segurança.

Se depois destas dicas, o vosso carro estiver em ordem podem ir de viagem mais descansados, até ao fim do mundo se quiserem (ou ao Algarve, vocês decidem).

Só nos resta desejar-vos uma boa viagem e que aproveitem o verão ao volante.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a recorrer a um motor Diesel de injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos