Notícias Travões a chiar? Não se preocupem, diz a Porsche

Travões

Travões a chiar? Não se preocupem, diz a Porsche

A Porsche divulgou um filme sobre o porquê do chiar dos travões nos seus automóveis. Segundo a marca, é perfeitamente normal e não há motivo para preocupações.

Ver vídeo

Para a Porsche ter criado este filme, sobre o porquê dos travões chiarem nos seus automóveis, será que terá recebido um elevado número de queixas por parte dos seus clientes? Não se espera nada menos do que excelência e perfeição por parte da Porsche, pelo que o sintoma do chiar dos travões pode dar a entender haver problemas mais sérios nos ditos.

Mas pelo que a Porsche revela no filme, não há que ter receios. O chiar dos travões muito raramente indica problemas. A marca alemã tem sido reconhecida ao longo de largas décadas pela excelência dos seus sistemas de travagem, não só pela sua potência, como pela sua capacidade de resistir à fadiga. Mas tal não impede que o chiar não possa surgir.

Porque é que os travões chiam, então?

Pelo que a marca refere no filme, diferenças na variação do desgaste das pastilhas é uma das razões principais para o surgir do incomodativo chiar. Mesmo pequenas vibrações que possam surgir, são amplificadas pelo disco de travão, resultando no som agudo que todos conhecemos.

No caso da Porsche, onde maior parte dos seus modelos vêm equipados com sistemas de travagem de elevada performance, compostos por discos e pastilhas de grandes dimensões, faz com que se torne difícil aplicar a mesma pressão ao longo de toda a superfície da pastilha, sobretudo a velocidades baixas, o que por sua vez, incrementa as probabilidades do tal chiar.

Mas o som é perfeitamente normal, segundo a Porsche, não indicando nenhum mau funcionamento do sistema de travagem.

Deixamos para o filme (em inglês) as considerações mais técnicas sobre o porquê dos travões chiarem e, tendo sido realizado pela Porsche, é compreensível o discurso bastante abonatório da marca sobre si própria. No entanto, não invalida os sólidos argumentos sobre o porquê do chiar e, espera-se, tenha o efeito apaziguador sobre os clientes da marca.

Sabe esta resposta?
Qual o mais potente Porsche 911 de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A Porsche perdeu a vergonha toda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A Porsche perdeu a vergonha toda