Autopédia O meu carro entrou em «autocombustão»: como parar o motor?

Motor

O meu carro entrou em «autocombustão»: como parar o motor?

Ainda que o fenómeno de autocombustão seja um acontecimento raro, todos os motores Diesel equipados com turbo estão sujeitos a esta avaria.

Autocombustão motor Diesel

Já alguma vez viram um automóvel parado na estrada, a deitar fumo branco e a acelerar sozinho perante a incredulidade do condutor? Se sim, é muito provável que tenham visto um motor Diesel em «autocombustão». O termo não é feliz, mas estamos abertos a sugestões (os ingleses chamam-lhe engine runaway). Adiante…

O que é?

De forma simples, a autocombustão nos motores Diesel acontece quando devido a uma falha mecânica (que em 90% dos casos acontece no turbo) o óleo entra na admissão e o motor começa a queimar o óleo como se fosse gasóleo. 

Como essa entrada de combustível (leia-se óleo) no motor não é controlada, o motor acelera sozinho até ao regime máximo até acabar-se o óleo.

VEJAM TAMBÉM: Discos de travão perfurados, ranhurados ou lisos. Qual é a melhor opção?

Podem desligar o carro, deixar de acelerar e até tirar a chave da ignição!, que nada vai resultar e o motor vai continuar na rotação máxima até:

  1. Acabar o óleo;
  2. O motor gripar;
  3. O motor partir.

Resultado? Um custo de reparação elevadíssimo. Motor novo!

Então como é que eu posso parar o motor?

A maioria das pessoas não sabe como agir perante uma situação em que o motor está em autocombustão (ver os vídeos em anexo). A primeira reação (e a mais lógica) é rodar a chave e desligar o carro. Mas no caso dos motores Diesel esta ação não tem qualquer consequência. A queima do gasóleo, ao contrário da gasolina, não depende de ignição.

Enquanto houver ar e óleo para queimar o motor vai continuar no regime máximo até gripar ou partir. Vejam aqui abaixo:

Primeiro conselho: não fiquem nervosos. A prioridade deve ser parar em segurança. Só têm dois a três minutos (estimativa) para tentar colocar em prática os conselhos que vamos dar.

Quando tiverem parado, engrenem a mudança mais alta (quinta ou sexta), puxem o travão de mão, travem a fundo e larguem o pedal da embraiagem. Devem largar o pedal da embraiagem de forma rápida e decidida — se o fizeres de forma suave, é possível que a embraiagem sobreaqueça e o motor continue a funcionar.

VEJAM TAMBÉM: 10 comportamentos que estão a destruir o teu carro (aos poucos)

Se o motor parou, parabéns! Acabaram de salvar alguns milhares de euros e só vão ter de mudar o turbo — sim, é um componente caro, mas mesmo assim é mais barato que um motor completo.

E se o carro for automático?

Se o carro for automático vai ser difícil parar o motor. Agacha-te, agarra os joelhos e chora. Ok, calma… é difícil, mas não é impossível! Basta que consigam cortar o fornecimento de ar ao motor. Sem oxigénio não há combustão.

Podem fazê-lo tapando a admissão com um pano, ou disparando um extintor de CO2 para esse local. Com alguma sorte, deverão ter conseguido parar o motor. Agora não o voltem a ligar, caso contrário o ciclo começa novamente.

A melhor maneira de evitar a autocombustão é agir preventivamente e tratarem bem o motor do teu carro — consulta alguns dos nossos conselhos. Uma manutenção cuidada e uma utilização correta vai poupar muitos «dissabor€s», acreditem.

Para terminar, mais um exemplo de «autocombustão». Eventualmente a avaria mais épica de todas: