Notícias Vendas da Volkswagen em Portugal vão ficar a cargo da… Porsche

Mercado

Vendas da Volkswagen em Portugal vão ficar a cargo da… Porsche

Um acordo entre a SAG – Soluções Automóvel Globais e a Porsche Holding Salzburg levou a que a gestão da SIVA passasse para as mãos do grupo alemão.

No passado dia 30 de abril, a SAG – Soluções Automóvel Globais anunciou ter chegado a acordo com a Porsche Holding Salzburg para a venda da principal empresa do grupo, a SIVA, que é responsável pela importação e representação das marcas Volkswagen, Audi, Lamborghini, Bentley, Skoda e Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal.

De acordo com informações divulgadas num documento da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a venda da SIVA só foi possível graças a um perdão de dívida bancária à SAG por parte da banca no valor de 16 049 634 de euros e de 100 milhões à SIVA.

Este perdão de dívida, superior a 116 milhões de euros, resultou de dois processos especiais de revitalização que teve o apoio dos bancos credores (BCP, BPI e Novo Banco). Já o preço da operação de venda ficou-se por apenas… um euro, valor motivado pela “estrutura de endividamento das sociedades que se encontram no perímetro da transação”.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen Touareg ganha “músculo” com o V8 TDI do Audi SQ7

Porsche assume a gestão até ao fim do ano

Apesar de já haver acordo acordo entre a Porsche Holding Salzburg e a SAG para a venda da SIVA, a transição da gestão da empresa responsável por algumas das marcas do Grupo Volkswagen em Portugal vai ainda demorar algum tempo.

Por essa razão, pode-se ler no documento da CMVM que “Os bancos assegurarão até 31 de dezembro de 2019 garantias bancárias para garantir a importação de viaturas e peças pela SIVA”. Já a entrada em cena da Porsche Holding Salzburg está prevista para o quarto trimestre de 2019.

Segundo o CEO da Porsche Holding Salzburg, Hans Peter Schützinger, a empresa conta que “A médio prazo, Portugal irá ser uma das nossas maiores operações de importação com cerca de 30 mil novos veículos por ano, e será um complemento ideal para as nossas atividades na região da Europa Ocidental”.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência dos Audi S6 e S7 Sportback?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Adeus V8. Audi S6 e S7 Sportback, agora só com V6 Diesel e sistema mild-hybrid