Notícias Alpina B5 Bi-Turbo Touring. A carrinha mais rápida do mundo

Apresentação

Alpina B5 Bi-Turbo Touring. A carrinha mais rápida do mundo

Baseada na BMW Série 5 Touring, a Alpina B5 Bi-Turbo Touring revela-se uma carrinha rápida, mesmo muito rápida, sendo a mais rápida do mundo.

Alpina B5 Bi-Turbo Touring

Já houve no passado BMW M5 Touring — a última foi a M5 E61, com o “fabulástico” V10 naturalmente aspirado, digno de um superdesportivo —, mas hoje em dia a BMW não tem nada semelhante em catálogo. Em alternativa a BMW disponibiliza M… SUV, ou então é melhor procurar alternativas na concorrência.

Felizmente, para os que realmente querem algo com o poder de fogo de um BMW M com o formato carrinha, existe uma alternativa: a Alpina B5 Bi-Turbo Touring.

A Alpina B5 Bi-Turbo Touring, tal como o M5, traz por baixo do capot um possante V8 com 4.4 l twin turbo — uma derivação do N63 e não do S63 usado no M5. Dele conseguiram extrair 608 cv, disponíveis entre as 5750 rpm e as 6250 rpm, valores bastante competitivos quando comparados aos do M5.

VÊ TAMBÉM: Alpina B7 Turbo/1. Já foi a berlina mais rápida do mundo e agora vai a leilão

 

O binário é simplesmente monstruoso: 800 Nm disponíveis entre as 3000 rpm e as 5000 rpm. Para colocar eficazmente todos estes números no chão, a B5 Bi-Turbo Touring recorre a uma transmissão automática de oito velocidades e tração às quatro rodas.

Apesar dos generosos 2120 kg de peso, com um coração ribombante destes, é capaz de atingir os 100 km/h em apenas 3,7s e a velocidade máxima é de 322 km/h — o M5 “fica-se” pelos 305 km/h, se optarmos pelo M Driver’s Package, e o B5 Bi-Turbo berlina atinge os 330 km/h.

Alpina B5 Bi-Turbo Touring
VÊ TAMBÉM: A chave para decifrares os códigos dos motores BMW

A mais rápida do mundo

Este valor de 322 km/h (200 mph) torna a Alpina B5 Bi-Turbo na carrinha de produção mais rápida do planeta — de produção? Sim, apesar de ser uma preparação com base na BMW Série 5 Touring que já conhecemos, a Alpina é, oficialmente, uma construtora automóvel. Os seus modelos têm número de série próprio, totalmente distinto dos usados pela BMW, o que faz, tecnicamente, da B5 Bi-Turbo um modelo de produção.

Alpina B5 Bi-Turbo Touring

A Alpina não perdeu a oportunidade de se “gabar” das prestações da sua carrinha num pequeno vídeo, onde provoca dois desportivos “puros e duros”, o Porsche 911 GT3 RS (312 km/h) e o Mercedes-AMG GT R (318 km/h), passando tranquilamente por eles.

São os tempos que vivemos… Carrinhas familiares a “mostrar como se faz” a um par de verdadeiros desportivos 😛

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos debita o Mercedes-AMG E 63 S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A «fundo» ao volante do Mercedes-AMG E 63 S 4Matic+
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A «fundo» ao volante do Mercedes-AMG E 63 S 4Matic+