Notícias CX-30 é novo SUV da Mazda revelado em Genebra

Salão de Genebra 2019

CX-30 é novo SUV da Mazda revelado em Genebra

Posiciona-se entre o CX-3 e o CX-5 e é a nova aposta da Mazda para o segmento dos SUV. Revelado no Salão de Genebra 2019, eis o novo Mazda CX-30.

Mazda CX-30
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Depois de o termos visto num teaser há cerca de um mês, o novo SUV compacto da Mazda foi oficialmente apresentado no Salão de Genebra 2019. Denominado Mazda CX-30, vem-se posicionar entre o CX-3 e o CX-5, quebrando com a, até agora habitual, nomenclatura dos SUV da marca nipónica que assentava nas letras “CX” seguidas de apenas um número.

Desenvolvido com base na nova geração da SKYACTIV-Vehicle Architecture, a mesma base do Mazda3, o CX-30 mede 4,395 mm de comprimento, 1,795 mm de largura e apresenta uma distância entre eixos de 2,655 mm, oferecendo uma bagageira com 430 l de capacidade.

Visualmente, o CX-30 adota a mais recente evolução da linguagem visual Kodo, destacando-se a redução de linhas (nada de vincos ou arestas pronunciadas). Já no interior, o visual é próximo àquele que encontramos no Mazda3 destacando-se o ecrã de infotainment de 8,8”.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
Mazda CX-30
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Motores a gasolina associam-se ao sistema mild-hybrid

A gama de motores do Mazda CX-30 é composta pela familia de motores SKYACTIV, tanto a gasóleo como a gasolina, incluindo o inovador SKYACTIV-X. Associadas a estes motores vão surgir tanto caixas manuais como automáticas de seis velocidades, sendo que todos os motores a gasolina vão contar com um sistema mild-hybrid de 24 V.

Apesar de a Mazda ainda não ter revelado as especificações finais dos motores do CX-30, estas deverão ser idênticas às que conhecemos do novo Mazda3, e tudo aponta para que todos os CX-30 vão ter o sistema de tração integral i-ACTIVE AWD que funciona em conjunto com o sistema de vetorização de binário (o GVC Plus).

VÊ TAMBÉM: Lembram-se do MX-5 que queria ser um Corvette? Já não há mais…
Mazda CX-30

Para já ainda não são conhecidos os preços nem a data de chegada ao mercado do CX-30 que partilha as atenções dos visitantes do stand da Mazda no Salão de Genebra com o novo Mazda3, com o CX-5 MY19 e ainda com a versão especial de aniversário do MX-5, o MX-5 30th Anniversary Edition.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado a primeira geração do Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso