Notícias Ford Puma pode estar de regresso como… um SUV

Rumor

Ford Puma pode estar de regresso como… um SUV

Ao que parece o Ford Puma pode estar prestes a regressar ao mercado. No entanto, desta vez não virá como um pequeno coupé mas sim com um SUV.

Ford Puma

Lembras-te do Ford Puma? Um pequeno coupé lançado em 1997 que derivava do Ford Fiesta? Pois bem, surgiu um rumor sobre o ressuscitar do nome. Desta vez não como um coupé acessível, mas sim um SUV para substituir o EcoSport, que desde que foi lançado na Europa em 2014 já foi alvo de duas atualizações.

Os primeiros rumores acerca do possível regresso do nome Puma surgiram depois de a Ford ter instaurado dois processos de registo do nome no World Intellectual Property Office. Um deles destina-se a registar o nome no mercado australiano enquanto o outro é relativo ao mercado neo-zelandês, sendo que ambos indicam que o nome se destina a descrever “veículos terrestres motorizados, nomeadamente automóveis, pick-ups, utilitários, veículos de tração às quatro rodas e veículos utilitários desportivos, e suas partes.”

Entretanto, a Automotive News Europe, citando a empresa de investimento francesa Inovev, referiu que a Ford está a preparar o sucessor do EcoSport, afirmando que este poderá vir a chamar-se Puma. O site acrescentou ainda que o novo modelo deverá ser apresentado no Salão de Frankfurt, integrando-se na estratégia da Ford para a Europa que passa por apostar mais nos SUV.

VÊ TAMBÉM: A Rover nunca produziu um 75 coupé mas houve quem o fizesse
Ford EcoSport
Caso os rumores se venham a confirmar o Ford EcoSport pode ter os dias contados, dando lugar ao Ford Puma na base da oferta SUV da marca da oval azul.

O Ford Puma original

Lançado em 1997 e feito com base no Ford Fiesta Mk4, o Ford Puma foi a resposta da marca norte-americana ao sucesso que modelos como o Opel Tigra estavam a conhecer em meados dos anos 90. Esteticamente, o pequeno coupé fabricado na Alemanha não escondia as origens, estando fortemente inspirado na filosofia de design da Ford naquela época, o New Edge Design.

A animar o Puma encontrávamos, para além de um 1.4 l de 90 cv e de um 1.6 l de 103 cv (vendido apenas entre 2000 e 2001), um 1.7 l desenvolvido em conjunto com a Yamaha que oferecia uns já respeitáveis 125 cv — chegou a haver uma versão desta motorização com 160 cv, no mais especial e alargado ST160.

VÊ TAMBÉM: Já sabemos porque os SUV e Crossover vendem tanto…
Ford Puma
Apesar de partilhar a base e os esquemas de suspensão com o Fiesta, o Puma contava com um acerto de suspensão mais rígido e alguns melhoramentos ao nível da direção.

A produção do Ford Puma terminou em 2001 (o modelo ainda foi vendido até 2002) sendo que até aos dias de hoje o pequeno coupé não teve um sucessor. Agora, cerca de 18 anos depois de ter desaparecido, o nome Puma pode estar prestes a regressar, desta vez associado a um SUV, como aconteceu com o caso do nome Eclipse na Mitsubishi que ressurgiu como Eclipse Cross.

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada da Ford Ranger Raptor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Ranger Raptor. Uma Pick-up americana em versão europeia